Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Evento comemora 10 Anos do TIC Saúde e discute o futuro da Saúde Digital no Brasil
No dia 4 de junho, São Paulo foi palco do evento "10 anos da pesquisa TIC Saúde: desafios para a medição da saúde digital no Brasil", que reuniu especialistas para discutir os avanços no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área da saúde e explorar como a saúde digital pode melhorar a atenção à saúde e a universalidade dos sistemas de saúde. O evento também destacou os desafios futuros para o monitoramento da saúde digital no país.
Entre os principais pontos discutidos, os especialistas enfatizaram que as tecnologias digitais são fundamentais para transformar a saúde. Muitos países já estabelecem agendas digitais para aprimorar seus sistemas de saúde e garantir o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde. No Brasil, as TICs têm se mostrado instrumentos essenciais para enfrentar desigualdades no acesso aos serviços de saúde, como evidenciado pelo crescimento da telemedicina durante a pandemia.
Outro destaque foi a significativa melhora na disponibilidade de serviços online para pacientes, especialmente em estabelecimentos públicos, como o agendamento de consultas e exames e a visualização de prontuários. No entanto, foi apontado que um baixo percentual de estabelecimentos utiliza tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para melhorar a eficiência dos tratamentos.
Os especialistas também ressaltaram a urgência de avançar na estratégia de informatização da saúde, indo além da simples oferta tecnológica. É necessário focar em governança, competência de gestão e compromisso com melhores processos para alcançar uma verdadeira transformação digital na saúde. Além disso, há uma necessidade premente de investir na formação de profissionais capacitados para impulsionar essa transformação.
A pesquisa TIC Saúde, conduzida pelo Cetic.br, é uma referência crucial para refletir sobre esses desafios e orientar políticas públicas no setor. O evento contou com a participação de renomados especialistas, como Dora Paula Xavier (Datasus), Heloisa Helena Ciqueto Peres (Coren-SP), Antonio Carlos Onofre de Lira (presidente da SBIS) e a Profa. Heimar Marin (coordenadora cientifica da pesquisa).
O Departamento de Informática em Saúde da EPM/Unifesp foi representado pelos professores Ivan Torres Pisa e Claudia Galindo Novoa, especialistas que contribuíram com suas perspectivas e conhecimentos sobre o tema desde o inicio da pesquisa em 2012.
O evento reafirmou a importância das TICs na saúde e a necessidade de um esforço contínuo para integrar tecnologias emergentes, capacitar profissionais e desenvolver políticas públicas que garantam a universalidade e a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.
Vídeo do evento: clique aqui
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais