"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 13h08 | Acessos: 53462

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê

Por Andréia Cascaes e Lucía Silva

O papel da família é imprescindível para o desenvolvimento integral das crianças pequenas. As interações que ocorrem no ambiente familiar influenciam diretamente o desenvolvimento neuronal, desde a primeira infância e isto definirá a aquisição das habilidades relacionadas ao desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças. O colo é uma ferramenta potente para que ocorram interações estimulantes e afetuosas entre os familiares e o bebê, promovendo o vínculo e as emoções positivas, tão importantes para este desenvolvimento1,2.

Pelas mãos de professoras e alunas da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), o livro infantil “Colinho Meu” tomou forma com muita graça e leveza. Com o objetivo de incorporar atividades de extensão para a comunidade à formação do enfermeiro, as professoras Andréia Cascaes Cruz e Lucía Silva, do Departamento de Enfermagem Pediátrica, e Priscila Costa, líder do portfólio de pesquisa e inovação do Núcleo Ciência pela Infância, propuseram a elaboração de um livro infantil sobre a importância do colo e contou com a participação das estudantes e extensionistas: Annelise Alves, Bárbara Duarte, Kiana Gray, Maria Carolina Roswel e Maria Eduarda Soares para concretizá-lo.

Inicialmente, foram trabalhados conteúdos teóricos sobre desenvolvimento infantil, arquitetura cerebral, estresse tóxico e habilidades socioemocionais. Na sequência, foram realizadas as etapas para a elaboração do livro infantil: enredo sobre o colo, escolha dos personagens e do conteúdo escrito, inclusão de rimas e onomatopeias, estudo das cores e das imagens a serem utilizadas e apresentação
de protótipo para a editora.

Por meio de parceria com a Editora Cultura Acadêmica, foram seguidos os trâmites editoriais para publicação: diagramação, revisão, contrato de edição, termo de cessão de direitos de uso de texto em obra coletiva, diagramação editorial e solicitação do Padrão Internacional de Numeração de Livro (ISBN - International Standard Book Number), processo também vivenciado pelas extensionistas.

"Colinho Meu" é uma história infantil com ilustrações de um bebê e suas necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida, tanto diante de experiências positivas como diante de experiências que podem ser percebidas como mais ameaçadoras, representadas pela própria troca de estações do ano. Além disso, aborda as diferentes estruturas familiares e a importância do colo ser oferecido por outras pessoas, além da mãe.

colinho meu

Referências bibliográficas

1. Marino, E.; Harasawa, E.; Pluciennik, GA. (Orgs.). (2014). Formação em trabalho com grupos: famílias grávidas e com crianças de até 3 anos.
  2. Brazelton, TB. O desenvolvimento do apego: uma família em formação. Porto Alegre: Artes Medicas, 1988.