Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota Técnica – 31 - Campus São Paulo - Unifesp

Publicado: Sábado, 16 de Abril de 2022, 22h35 | Acessos: 18984

Orientações de Afastamento das Atividades (Isolamento) para Trabalhadores de Saúde e Estudantes no Atual Cenário Epidemiológico Campus São Paulo – Unifesp 

 
São Paulo, 16 de abril de 2022 
 
No atual cenário epidemiológico da covid-19 causadas pelas variantes XE, ômicron, subvariantes BA.1, BA.2, todas já identificadas no Brasil, elaboramos as recomendações a seguir para o afastamento das atividades (isolamento) dos trabalhadores de saúde e dos estudantes do Campus São Paulo, Unifesp. Essas recomendações não se aplicam a pacientes que seguem recomendação específica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HSP-SPDM-Unifesp.   
 
De forma geral, os trabalhadores da saúde e estudantes do Campus São Paulo, assintomáticos, que tiveram exposição sem proteção a casos de covid-19, não precisam de restrição do trabalho ou das atividades de ensino se estiverem em dia com todas as doses recomendadas da vacina para covid-19 e não desenvolverem sintomas. Porém, devem manter rigorosamente as medidas de proteção, especialmente o uso de máscara e a higiene das mãos. Estamos acompanhando as informações científicas e atualizações adicionais das notas técnicas serão fornecidas à medida que mais informações estiverem disponíveis.  
 
O afastamento das atividades e isolamento dos trabalhadores da saúde que evoluem com síndrome gripal, casos leves e moderados de covid-19, deverá ser feito por 7 (sete) dias, desde que apresentem melhora dos sintomas respiratórios e sem febre há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos. 
 
Os trabalhadores assintomáticos com teste diagnóstico positivo deverão ficar afastados das atividades profissionais em isolamento por 7 (sete) dias.  
 
Contatantes assintomáticos de casos positivos para covid-19 deverão manter suas atividades, utilizando rigorosamente a máscara e realizando a higiene das mãos. Embora essas medidas sejam obrigatórias em todos os ambientes do Campus São Paulo, o contatante assintomáticos deve ter maior atenção às medidas de segurança, mesmo fora do ambiente do Campus São Paulo, pois poderá iniciar os sintomas da doença e transmiti-la até 14 dias do último contato desprotegido, período máximo de incubação da covid-19. O uso da máscara tem grande importância nesta situação, pois bloqueia a excreção de gotículas durante a fala, espirros e tosse.  
 
Em todas as situações, as medidas de prevenção devem ser mantidas rigorosamente, principalmente o uso de máscara, higiene das mãos com frequência, evitar aglomerações e manter os ambientes bem ventilados. 
 
fluxograma nota31
fluxograma nota31 2
 
 
 
Atualização do fluxograma de atendimento a casos expostos, suspeitos ou confirmados. Versão 05 de 16 de abril de 2022. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - HSP e Comitê de Enfrentamento a Covid-19 do HSP/SPDM e Comitê de Retorno Seguro do Campus São Paulo, Unifesp.

1. NASF: Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário

Rua Napoleão de Barros, 892
Tel/WhatsApp: (11) 3385-4143
Segunda à Sexta-Feira
7:00 às 19:00h.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. SSCD (Serviço de Saúde do Corpo Discente)

Rua Estado de Israel, 192
Tel: (11) 5576-4848 Ramal: 2527
Segunda à Sexta-Feira
7:30 às 16:00h.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3. Local de Coleta
Rua Varpa, 36

Só serão coletados exames de RT-PCR com pedido médico do NASF ou SSCD. É obrigatório avaliação dos respectivos serviços, de acordo com a categoria profissional, para todos os sintomáticos.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 - covid-19 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde - Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 131 p: il.

2. Centers for Disease Control and Prevention. Ending Isolation and Precautions for People with Covid-19: Interim Guidance. Update Jan. 14, 2022. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/duration-isolation.html
 
 
Enfatizamos a importância de manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 em todo o Campus São Paulo:
 

1. Todos os frequentadores do Campus São Paulo devem estar com a vacinação para covid-19 atualizada com três doses. Não deixe de atualizar a vacinação e apresentar o seu certificado ao órgão de vínculo!

2. O uso de máscara continua obrigatório em todos os ambientes do Campus São Paulo, não tirem a máscara durante as atividades;

3. No refeitório e restaurantes, o horário de almoço deve ser reduzido ao mínimo necessário para realizar a refeição. Manter o distanciamento entre as pessoas. Durante a refeição não converse, pois você estará sem máscara;

4. Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool-gel;

5. Evite aglomerações!

6. Mantenha limpo seu ambiente de trabalho como teclado, mesa etc.;

7. Não venha trabalhar se tiver febre (>37,8°C) ou sintomas gripais (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar) dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar.
 

Se apresentar sintomas de síndrome gripal, procure o Serviço Médico dos Alunos ou dos Funcionários para orientação e conduta.

Todos estamos empenhados para que o retorno das atividades presenciais seja um sucesso e, neste momento, é fundamental que os alunos sigam rigorosamente as medidas de prevenção.

Comitê de Retorno Seguro do Campus São Paulo - Unifesp
Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do HSP - Unifesp 
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Origem da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo, atual Escola Paulista de Enfermagem

 Uma iniciativa dos Álvaros - Guimarães Filho e Lemos Torres

Clube do Saber realiza ação no Metrô de São Paulo sobre o Novembro Azul

Campanha #ElaTemPróstata tem como foco a prevenção do câncer de próstata em mulheres trans

Segundo Festival de Talentos da EPM revela seus vencedores

Comunidade mostrou suas habilidades artísticas

Helena Nader recebe homenagens por sua contribuição em favor da ciência e da educação

Docente foi homenageada por três instituições nos últimos dias

Fim do conteúdo da página