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Pesquisadoras do DIS/EPM apresentam inovação em educação tecnológica na saúde no seminário "Papel da Universidade nos Avanços da Educação e da Ciência"

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2024, 18h33 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2024, 10h29 | Acessos: 115

Evento abordou a importância da interdisciplinaridade e das estações de tecnologia na formação de futuros profissionais de saúde

No dia 6 de novembro de 2024, o Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (DIS/EPM) marcou presença no seminário "Papel da Universidade nos Avanços da Educação e da Ciência", realizado no Anfiteatro Térreo da Reitoria da Unifesp, em São Paulo. O evento reuniu pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir inovações e temas emergentes em educação e ciência, com foco em iniciativas interdisciplinares e em parcerias nacionais e internacionais.

Durante o evento, os pesquisadores do DIS/EPM apresentaram o trabalho intitulado "Estações de Tecnologia para Inovação em Saúde", um projeto desenvolvido pelo GT Tecnologia, Informação e Educação em Saúde do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC), que é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Bandiera-Paiva, com a vice-coordenação da Profa. Dra. Claudia Galindo Novoa e com a participação da Dra. Linda Bernardes, coordenadora do Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde (LABDIS). O projeto busca criar um ambiente interdisciplinar com “Estações de Tecnologias” que possibilitam aos alunos e profissionais experimentar, aprender e aplicar novas tecnologias na área da saúde, promovendo a educação, o empreendedorismo científico e a inovação. “A iniciativa marca o início de um esforço para reunir e motivar outros pesquisadores do DIS e da Unifesp a se engajarem neste importante GT, ampliando a visibilidade de nosso trabalho, incentivando a interdisciplinaridade e contribuindo para a formação dos profissionais do futuro”, ressaltou a Profa. Claudia.

Principais Benefícios

O projeto visa proporcionar uma série de benefícios para estudantes, profissionais e a comunidade acadêmica em geral, incluindo:

  • Acesso a tecnologias emergentes: Promove o contato direto com ferramentas e soluções de ponta, preparando os profissionais para o futuro da saúde digital.
  • Parcerias estratégicas: Facilita colaborações com empresas e instituições acadêmicas, criando uma rede de conhecimento e inovação.
  • Educação e empreendedorismo científico: Incentiva uma mentalidade empreendedora e a aplicação prática do conhecimento científico.
  • Desenvolvimento de habilidades em inovação e criatividade: Capacita os participantes a resolver problemas de forma criativa e inovadora, essenciais para o setor da saúde.

Estrutura do Projeto

A estrutura do projeto é composta por diferentes estações de tecnologia, cada uma voltada para uma área específica de inovação em saúde:

  • Estação de prototipagem e impressão 3D: Focada na criação de dispositivos personalizados para uso em saúde.
  • Estação de aprendizado de máquina e IA: Desenvolvida para fomentar o uso de inteligência artificial na análise de dados e tomada de decisões clínicas.
  • Estação software house: Voltada ao desenvolvimento de software específico para saúde, com ênfase na criação de aplicativos e soluções digitais.
  • Estação de simulação clínica: Ambiente que simula práticas médicas e hospitalares, permitindo o treinamento seguro de profissionais.
  • Estação de telessaúde: Suporte para consultas e acompanhamentos a distância, integrando soluções para atendimento remoto.
  • Estação de educação à distância: Oferece estrutura para ensino online, ampliando o acesso à educação em saúde.

ieacImagem: Poster apresentado no congresso

O seminário destacou ainda a importância da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento e o papel da universidade na promoção de avanços científicos e educacionais.

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