Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Pós-Graduação Stricto Sensu
A Disciplina de Pediatria Neonatal conta com um Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: “Estudos em Saúde e Doenças do Recém-Nascido” (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5261584570675089#linhaPesquisa), cujo objetivo é a construção de novos conhecimentos em perinatologia e capacitação de profissionais de saúde para pesquisa de qualidade em temas da área.
As principais linhas de pesquisa desenvolvidas pelos cinco orientadores desse grupo de pesquisa são: asfixia e reanimação neonatal; transporte do neonato de alto risco; hiperbilirrubinemia, hematologia e hemoterapia, imunologia, infecção hospitalar, problemas respiratórios, dor, neurocomportamento no período neonatal; crescimento e desenvolvimento de prematuros; vacinação no recém-nascido pré-termo; além de temas ligados à educação médica.
Entre 2010 e março de 2018, esse grupo publicou 119 artigos, 28 (23%) dos quais em periódicos de alto impacto (Nível Quali-CAPES A1 para a grande área de Medicina II). Entre 2010 e 2017, os 5 orientadores desse grupo finalizaram a orientação de 9 projetos de iniciação científica, 41 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado e essa intensa atividade continua, com 7 orientações em andamento.
Atualmente são orientadores da Disciplina de Pediatria Neonatal: Profa. Dra. Ruth Guinsburg, Profa. Dra. Maria Fernanda Branco de Almeida e Profa. Dra. Marina Carvalho de Moraes Barros.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais