Árvore em homenagem ao Prof. Manoel Girão

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 10h17 | Acessos: 51824

Muda de plátano escolhida por sua história e simbologia foi plantada na Atlética

O reconhecimento aconteceu, no dia 21 de novembro, na Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto (AAAPB), com a presença dos Professores, Nelson Sass (reitor da Unifesp), Ramiro Anthero de Azevedo (Diretor do Campus São Paulo), Fulvio Alexandre Scorza (Diretor da Escola Paulista de Medicina) e José Luiz Gomes do Amaral (Diretor da Associação Paulista de Medicina e docente do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina) que efetuaram o plantio de uma muda do Plátano, descendente da espécie trazida da ilha grega de Kos.

Segundo a tradição, era sob a sombra dessa árvore que Hipócrates - mestre grego considerado o “pai da Medicina” - ensinava o ofício a seus discípulos, há mais de 2.500 anos. Uma árvore cheia de história e simbologia.

Foi entregue também, o prêmio Prof. Getúlio Rabelo à Atlética e um banco ao lado do plátano, em homenagem ao Prof Girão, para a Dra Sineida Girão.

Parabéns aos organizadores e à Atlética! Que a árvore cresça forte em nosso solo e a homenagem eternize o Prof Girão!

O que é plátano?

Plátano é o nome popular da espécie Platanus ocidentalis, podendo chegar a 40 metros de altura e 3 metros de diâmetro. É nativa da Europa e possui ciclo de vida perene.

A casca dessa planta apresenta cores de tons cinzas mesclados com branco, castanho e verde. A folha de plátano é palmatilobada de cor verde e que muda de cor no outono, assumindo tons vermelhos bordô, algo realmente lindo de se ver.
A árvore plátano possui uma inflorescência do tipo umbela. Cada pedúnculo floral dá origem a pelo ao menos 3 frutos. Esta planta é utilizada com objetivos de ornamentação, principalmente em parques e jardins na Europa.

Esta árvore longeva tem características rústicas, resistindo aos mais diferentes climas frios ou quentes, secos ou úmidos, o que é uma grande vantagem para o seu cultivo.

Existem diferentes espécies de plátanos, sendo alguns produtores de frutos com importância econômica, principalmente nas regiões da África. Os mais conhecidos são os plátanos da terra, terrinha e da Angola. Embora o plátano para jardins urbanos seja cultivado apenas para uso ornamental, existem estas outras cultivares.

Fonte: Agro20 https://agro20.com.br/platanos/

{gallery cols=3 alignment="center"}CSP/USER/galerias/platano{/gallery}