Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Prêmio DASA
Trabalho da EPM/Unifesp vence Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021
Técnica utilizada conseguiu, pela primeira vez no Brasil, sequenciar diretamente o RNA do Sars-CoV-2
Um trabalho desenvolvido por pesquisadores(as) da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo venceu o Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021, na categoria Genômica. O estudo, intitulado Sequenciamento direto do RNA de Sars-CoV-2 revela os sítios m6A e potenciais diferenças na metilação de sequências DRACH dos variantes, foi escolhido após análise do júri técnico-científico, entre dezenas de projetos. O artigo científico foi publicado, em outubro de 2021, na revista Viruses.
A técnica utilizada pela pesquisa conseguiu, pela primeira vez no Brasil, sequenciar diretamente o RNA do Sars-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Ela permite mapear o genoma viral com aproximadamente 25 vezes mais resolução do que os métodos convencionais de sequenciamento. Assim, é possível ter uma noção mais precisa da biologia do patógeno e de como seu genoma está evoluindo.
Os(as) autores(as) do estudo premiado são: João Henrique Coelho Campos, que concluiu seu doutorado em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da EPM/Unifesp; os(as) docentes do DMIP Luiz Mario Ramos Janini, Carla Torres Braconi e Juliana Terzi Maricato; e os coordenadores do Centro de Bioinformática Médica da EPM/Unifesp, Fernando Antoneli e Marcelo R. S. Briones.
"Em nome da nossa equipe, fico honrado com esse reconhecimento. É a primeira vez que um trabalho da Unifesp recebe esse prêmio, que é o principal em inovação médica no país e que é organizado pela maior rede de saúde integrada do Brasil (Dasa), com curadoria do importante veículo Veja Saúde e júri composto por reconhecidos profissionais da área. Ficamos particularmente felizes pela premiação em genômica, que tem tantos pesquisadores excelentes no Brasil. Dedicamos o prêmio ao professor Manoel Girão, diretor da EPM/Unifesp recentemente falecido, pelo empenho que teve na implementação do nosso Centro de Bioinfomática Médica, onde o trabalho foi integralmente desenvolvido com financiamento da Fapesp e do CNPq", declara o professor Marcelo Briones.
Sobre o prêmio
O Prêmio Dasa de Inovação Médica com a curadoria da revista Veja Saúde busca reconhecer projetos, instituições e profissionais de saúde que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. A categoria Genômica abarca pesquisas e demais iniciativas, que têm ou terão impacto na realidade clínica, nos âmbitos da detecção, do controle e do tratamento de doenças, bem como ferramentas genéticas para melhorar o entendimento da biologia humana e a eleição de terapias.
A cerimônia virtual da premiação da edição deste ano ocorreu no dia 15 de dezembro, com transmissão ao vivo nas redes sociais e nos canais da revista Veja Saúde e da Dasa no YouTube.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais