Clube do Saber realiza ação no Metrô de São Paulo sobre o Novembro Azul

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 15h46 | Acessos: 6627

Campanha #ElaTemPróstata tem como foco a prevenção do câncer de próstata em mulheres trans

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Por José Luiz Guerra

Foi realizada, na terça-feira (29/11), uma campanha relativa ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. A ação, denominada #ElaTemPróstata, foi promovida pelo projeto de extensão Clube do Saber do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina, vinculado à unidade curricular (UC) de Patologia do curso de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), em parceria com o consórcio Via Mobilidade, que administra as linhas Amarela e Lilás do Metrô de São Paulo, e teve como objetivo conscientizar a população, em especial a de mulheres trans, acerca da importância da prevenção e do tratamento da doença.

Novembro Azul Metro 2Equipe do projeto Clube do Saber durante a campanha (Foto: Andrea Malinverni/arquivo pessoal)

A campanha, que surgiu a partir de um trabalho de conclusão do curso de Enfermagem da aluna Bruna Perroni Cogo, foi realizada na estação República do Metrô de São Paulo. “Fomos procurados(as) para fazer essa parceria, iniciando com essa campanha. Hoje, nos foram solicitados 1.000 flyers impressos e entregamos quase todos”, explica a docente do Departamento de Patologia e coordenadora do projeto, Andréa Moraes Malinverni. Além da coordenadora, participaram desta ação as extensionistas Mikaelly Cintra Muniz e Melissa Bueno, a pós-graduanda Rosana Xavier e o docente da EPM/Unifesp Eduardo Costa Sá.

Sobre o Clube do Saber

Criado em 2017, o projeto de extensão tem como objetivo dar a oportunidade aos discentes do 2º ano da graduação do curso de Enfermagem a disseminar os conhecimentos adquiridos durante as aulas da Disciplina de Patologia de forma lúdica por meio de boletins informativos elaborados por eles no mês correspondente de cada Patologia, por exemplo: outubro o câncer de mama e novembro câncer de próstata. Esses boletins são supervisionados pelos coordenadores, colaboradores de conteúdo e monitores do projeto, visando à transmissão tanto do conhecimento das Patologias quanto suas prevenções, diagnósticos, tratamentos e cuidados.

Integram o projeto, além dos alunos e da coordenadora, Andréa Moraes Malinverni, o vice-coordenador e professor da EPM/Unifesp, Ricardo Artigiani Neto, com colaboração dos docentes Juliana Lima Lopes (EPE/Unifesp) e Eduardo Costa Sá, além de professores(as) e servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação (TAEs) dos campi São Paulo e Baixada Santista da Unifesp.

As campanhas mensais do Clube do Saber podem ser acompanhadas por meio do perfil do projeto no Instagram.

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa