Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Projetos Integrados no IntegraENF
Apresentação ocorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021 por via remota
O evento IntegraENF aconteceu nos dias 24 e 25 de fevereiro, foi uma ação de curricularização da extensão que envolveu professores da Escola Paulista de Enfermagem (EPM) e Escola Paulista de Enfermagem (EPE) do Campus São Paulo da Unifesp.
O IntegraENF foi realizado pelos discentes e docentes da primeira série do Curso de Graduação em Enfermagem, da EPE, Unifesp. Este evento foi fruto de uma articulação inédita no Campus São Paulo, onde os conteúdos teóricos de nove Unidade Curriculares (UCs) da 1ª série da EPE foram integrados e contextualizados para elaboração de projetos baseados em um único tema.
A aprendizagem baseada em projetos é uma estratégia utilizada com o intuito de desafiar os estudantes para o desenvolvimento de determinada temática ou situação/problema por meio da investigação e da exploração dos conteúdos curriculares através das próprias curiosidades dos alunos. Todo o processo de construção é pactuado entre docentes e discentes, tornando o estudante protagonista da ação. O docente, torna-se, então, um mediador, facilitando a aproximação dos estudantes e conteúdos. São exploradas e valorizadas as habilidades de cada participante e, o foco de atenção desloca-se dos conteúdos para o estudante, sendo este último considerado o centro do processo ensino-aprendizagem.
“Projetos Integrados” foi uma iniciativa dos docentes da primeira série do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - Unifesp, com o intuito de trazer integração entre nove Unidades Curriculares (UC’s) que aderiram ao projeto. Com um tema específico baseados nas prioridades em saúde elencadas pela Organização Mundial da Saúde, os 13 grupos compostos por estudantes, desenvolveram, ao longo do ano letivo de 2020, um material completo e complexo, integrando os conteúdos das UC’s participantes e relacionando-os aos temas propostos. Tudo concorria para que esta atividade fosse imbuída de muita participação e satisfação, pois a proposta foi acolhida por docentes e estudantes, mas, no decorrer do tempo foi notória a dificuldade que professores e alunos enfrentaram para chegar ao projeto final.
Foram inúmeras reuniões, conversas e e-mails que resultaram num belíssimo evento, realizado nos dias 24/02/2021 e 25/02/2021.
O IntegraENF contou com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação (Stricto Sensu do Programa de Aprimoramento Docente UNIFESP), monitores, docentes, coordenadores e familiares, que prestigiaram os projetos brilhantemente desenvolvidos pelos alunos da primeira série.
Ressalta-se que, os Projetos Integrados também propiciaram a integração de ações de ensino, pequisa e extensão. E assim nasceu o novo evento da Escola Paulista de Enfermagem: o IntegraENF. Foi o primeiro de outros tantos que desejamos e sonhamos que aconteçam, contribuindo ainda mais para a formação de profissionais qualificados e que, nos moldes do processo vivenciado de uma aprendizagem centrada no estudante, possam traduzir esta experiência no cuidado dos usuários dos serviços de saúde, de forma ética, responsável e humanizada.
Estudantes e docentes, unidos num ano de isolamento, fizeram com que o evento acontecesse, trazendo esperança a um ano desacreditado, promovendo expectativas para o ano que está por vir.
Profa Dra Maria Cristina Mazzaia
Coordenadora da primeira serie do Curso de Graduação em Enfermagem - Unifesp
Profa Dra Gianna Carvalheira
Vice- Coordenadora da primeira série do Curso de Graduação em Enfermagem - Unifesp
Sophia Costa Rossetto
Representante discente da Primeira Série do curso de Graduação em Enfermagem -
Unifesp
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais