Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Residência Médica
Residência em Neonatologia
A residência médica participa da formação dos 48 residentes de primeiro e segundo ano do Departamento de Pediatria e tem um dos maiores programas de residência médica em neonatologia do Brasil, formando a cada ano 12 médicos neonatologistas procedentes de diversas regiões do país. De 1990 a 2017, formou 267 neonatologistas que atuam em vários estados do Brasil e até mesmo em outros países.
A Unidade Neonatal recebe os residentes de primeiro (n=18) e de segundo ano (n=18) do Departamento de Pediatria, residentes de primeiro (n=12) e segundo ano (n=12) do Programa de Neonatologia. O objetivo dos programas é formar o pediatra em neonatologia, com ênfase nos cuidados ao nascimento e internação em alojamento conjunto, em unidade de cuidados intermediários e de cuidados intensivos, assim como nos cuidados relativos ao desenvolvimento dos recém-nascidos prematuros e de muito baixo peso. Os programas são realizados em período integral em sistema de rodízio.
Além do programa recomendado para a formação do neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a formação na Escola Paulista de Medicina conta com particularidades que a distinguem de outros programas nacionais, ressaltando-se:
- Treinamento em simulação realística in situ e em manequins de baixa e de alta fidelidade em reanimação neonatal, cateterismo umbilical, transporte neonatal, procedimentos no recém-nascido, com ênfase na aquisição de habilidades e no treinamento comportamental para o trabalho em equipe. Esse treinamento, iniciado a partir de 2015, foi intensificado e organizado a partir de 2017 e 2018, constituindo-se, atualmente, em uma das atividades chave da Disciplina, que a distingue no cenário nacional como pioneira nesse tipo de treinamento;
- Formação em ecocardiografia funcional, que capacita os neonatologistas a fazer o ultrassom do coração e vasos sanguíneos, permitindo o melhor estudo da fisiologia circulatória e contribuindo para a condução terapêutica e para o prognóstico neonatal;
- Capacitação em uso e interpretação de eletroencefalograma de amplitude integrada, iniciada em 2014, que ensina o uso de uma ferramenta prática, que permite a avaliação e interpretação da atividade elétrica cerebral do recém-nascido;
- Formação em cuidados paliativos e terminalidade no período neonatal, por meio do aprofundamento da discussão de cuidados paliativos e ética relacionada a questões de recém-nascidos criticamente doentes, iniciada em 2014
- Formação em qualidade da assistência ao recém-nascido em sala de parto e UTI Neonatal: programa de metas com indicadores objetivos relacionados a aspectos críticos do cuidado neonatal, com metas estabelecidas e discutidas mensalmente pelos neonatologistas responsáveis pelos diversos aspectos da assistência neonatal. Há participação dos residentes de neonatologia para sensibiliza-los e dar instrumentos de formação gerencial.
- Discussão de atuação e angústias enquanto neonatologista por meio de um grupo de psicologia para residentes em neonatologia iniciado há cerca de 15 anos.
Dessa forma, o neonatologista graduado pelo programa tem uma visão aprofundada do manejo do paciente criticamente doente e, simultaneamente, uma visão crítica dos limites de sua atuação.
Contribuição ao Programa de Residência Multiprofissional
A Disciplina de Pediatria Neonatal também participa do Programa de Residência Multiprofissional na área de pediatria, contribuindo para a formação de enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e profissionais especializados em aleitamento materno.
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