Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana da Consciência Negra Unificada 2023

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 15h20 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 15h20 | Acessos: 2262

consciencianegraunifesp

A Semana da Consciência Negra da Unifesp será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023 e contará com atividades científicas e culturais, presenciais, on-lines e híbridas, em todos os campi nos horários das 12h às 14h e das 17h às 19h. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, de Núcleos de estudos africanos e afro-brasileiros (Neabs) e de docentes das Universidades Públicas de São Paulo (UFSCar, UFABC, Unesp, Unicamp e USP). 

Com o tema Os 20 anos da Lei 10.639 e os desafios da educação antirracista, a semana visa reunir a comunidade acadêmica e externa da Unifesp em torno de temáticas como religião, moda, política, artes e culturas africanas e afro-brasileiras para que possam ser cada vez mais reconhecidas e incorporadas ao cotidiano da instituição. Além disso, o evento busca promover ações que incidam em políticas públicas comprometidas com a equidade racial e com o antirracismo.

O seminário Políticas Antirracistas no Ensino Superior é a primeira dessas ações. Iniciado em junho, durante o Congresso Acadêmico da Unifesp, teve uma das sessões com o tema: Identidade, pertencimento e presença negra na Universidade e contou com a participação das docentes Diana Mendes (Unifesp), Ellen Souza (Unifesp) e Iracema Nascimento (USP) e dos docentes Deivison Faustino (Unifesp) e Valter Silvério (UFSCar).

A segunda mesa do seminário foi realizada em agosto na Universidade de São Paulo. O tema Políticas de contratação de docentes negras e negros em universidades públicas foi debatido por Adriana Franco (Unifesp), Eunice Prudente (USP), Rodrigo Ednilson (UFMG), Rogério Monteiro (USP) e a Iracema Nascimento (FEUSP).

O terceiro encontro aconteceu em 13 de setembro com a discussão Currículo Antirracista e Ensino Superior com a participação de Débora Jeffrey (Unicamp) e Tatiane C. Rodrigues (UFSCar).

Em outubro, a UFABC sediará o seminário com a mesa Financiamento público e institucionalização dos Neabs, contando com a participação de Acacio Santos (UFABC) e Ana Cristina Juvenal (UFSCar). Em novembro o seminário será realizado na Unesp, campus Marília, para debater Ações afirmativas nas agências de fomento à pesquisa.

As demais atividades da Semana da Consciência Negra 2023 estão sendo organizadas com intensa participação da comunidade estudantil e comunidades do entorno dos campi e logo serão divulgadas no site do evento.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página