Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Titular da EPM/Unifesp assume presidência da ISHAM
É o primeiro brasileiro eleito a assumir o cargo
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
Por Renato Conte
O docente da Infectologia, Arnaldo Colombo, é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de presidente eleito da Sociedade Internacional de Micologia Humana e Animal (ISHAM), uma organização mundial independente que almeja representar todos os médicos micologistas, cientistas clínicos e pesquisadores fundamentais com interesse em doenças fúngicas.
A cerimônia de posse de Colombo aconteceu em setembro de 2022, em Nova Delhi (Índia). Ao assumir o cargo, o docente irá passar nove anos no Conselho da ISHAM. O presidente da instituição vivência três fases: presidente eleito, vai colaborar com as pautas; após três anos, ele assumirá como presidente em exercício, quando de fato comandará a ISHAM; e finalmente vai atuar como presidente
anterior, sendo mentor das outras duas categorias.
Arnaldo Colombo é médico infectologista graduado em 1983, pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), onde também cursou o mestrado em 1989 e uma parte do doutorado sanduíche em 1994, realizado em parceria com a Universidade do Texas (EUA). Atualmente, é professor titular na EPM/Unifesp, e diretor técnico do Laboratório Especial de Micologia da instituição.
A ISHAM hoje representa trinta e quatro associações e mais de 900 profissionais que trabalham com doenças fúngicas e fungos patogênicos em humanos e em animais, sendo reconhecida como afiliada não governamental da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais