Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UAPI/Unifesp inovando e construindo o conhecimento dos idosos

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 22h45 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 17h09 | Acessos: 28487

Ferramentas da internet trazem ganho à saúde dos estudantes

Por Renato Conte

uapi5

A Universidade Aberta para as Pessoas Idosas - Unidade Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Uapi/CSP/Unifesp), com o propósito de ampliar o acesso e oferecer às pessoas a partir de 60 anos, independente de escolaridade, ações de natureza educativa, cultural, científica e social, adaptou a programação com aulas virtuais, desenvolvidas por metodologias que permitem a assimilação e a construção do conhecimento a partir dos desafios postos pela realidade dos participantes.

O modelo online das aulas foi adotado desde o mês de março, em razão da pandemia causada pela Covid-19. As transmissões são realizadas duas vezes por semana, com temas variados, atendendo o interesse dos estudantes, visando a melhora da qualidade de vida do idoso em momento de quarentena ou isolamento e distanciamento social. Dos 130 inscritos, 70 estão participando das aulas. Os outros, enfrentam dificuldades com acesso à internet ou possuem equipamentos antigos.

Desafios e Conquistas

uapi3 uapi1

Segundo a coordenadora, Claudia Ajzen, a Uapi virtual mostrou que, mesmo após a quarentena, esta modalidade de ensino à distância será permanente, a qual vai beneficiar a participação de idosos de outros estados, ou com dificuldade de locomoção. “Pensamos em fazer um curso bimodal, e assim aumentar as possibilidades de trocas de informações para além dos muros universitários”, comemora.

Outra inovação, foi a criação do grupo privado no Facebook (FB) que facilita a execução destas ações, uma vez que o idoso já domina esta ferramenta. As aulas permanecem gravadas no FB, o que permite reproduzi-las em qualquer momento. Está também disponível, o contato permanente do grupo de WhatsApp e e-mail, que beneficia 130 idosos.

Quanto a apresentar algumas dificuldades em relação ao uso de novas tecnologias, é uma realidade que também vem sendo trabalhada em curso, uma vez que a Uapi trouxe um laboratório que permitiu receber instruções para o manejo do celular e do computador, assim como aulas de aproximação a ferramenta de sala de aula virtual.

“Nossa intenção é possibilitar contato por meio de ferramentas onde todos os conectados possam se ver, nas salas de aulas virtuais, que durante a pandemia, e no momento do isolamento e distanciamento social trazem um ganho significativo para a saúde física, mental e espiritual dos idosos”, destaca a psicóloga especialista em gerontologia.

A Uapi e seus 21 anos

A atual Universidade Aberta para as Pessoas Idosas, criada originalmente como Unidade Aberta à Terceira Idade (Uati), foi inaugurada pela Unifesp no dia 2 de agosto de 1999, está ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC/Unifesp), à Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina (DIGG/EPM/Unifesp) e ao Núcleo UAPI, que compreende as unidades: Campus São Paulo (Vila Clementino e Santo Amaro), Campus Baixada Santista e Diadema, e Embu das Artes.

uapi4

A coordenadora e professora da Uapi afirma que nesses 21 anos de existência, atualizaram e conquistaram novos caminhos e conhecimentos, sempre com a proposta de garantir o respeito e os direitos da pessoa idosa. “A Uapi oferece ferramentas para que este público, então empoderado, perceba-se proprietário de suas vidas e cidadãos plenos de ação.”

A Universidade e suas unidades atuam também como campo de pesquisa aos estudantes da graduação, com participação ativa dos residentes da EPM e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), extensão e pós-graduação, possibilitando aprendizado, experiência e relações intergeracionais, em prol do idoso. “Este ano a Uapi foi contemplada com a abertura de cinco vagas na disciplina de Envelhecimento: Aspectos populacionais e individuais. Políticas públicas e atenção à saúde da população idosa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp. Cinco estudantes da Uapi estão participando de aulas virtuais da disciplina e trazendo para os demais da turma, os conteúdos aprendidos.”

A Uapi-CSP se encontra em pleno processo de expansão e espera continuar o processo de entrada nas demais disciplinas da Unifesp, tornando-se de fato uma Universidade Aberta aos idosos.

 

Fotos: Claudia Ajzen*

* Fotos 1 e 4 foram tiradas antes da pandemia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página