Unifesp participa de evento inaugural do curso promovido pela Secretaria Municipal

Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2014, 21h50 | Acessos: 28068

Cerimônia aconteceu no dia 16 de julho, no Campus Memorial da Universidade Nove de Julho

No dia 16 de julho, no Campus Memorial da Universidade Nove de Julho, foi realizada a cerimônia de abertura e aula magna do curso "Capacitação de Pessoas Idosas como Lideranças dos Movimentos Sociais da Comunidade", evento este que contou com a participação da direção do Campus São Paulo da Unifesp.

Desenvolvido pela Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a partir de um convênio promovido com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), o projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento dos idosos, absorvendo uma característica interdisciplinar com diversas áreas do saber, focando, não só em fortalecer sua participação comunitária, como também capacitá-los para se tornarem lideranças nos movimentos sociais.

De grande importância para a população da terceira idade da cidade de São Paulo, a iniciativa contou com a parceria do Campus São Paulo da Unifesp e faz parte das ações relacionadas com a Universidade Aberta para a Pessoa Idosa (Uapi) - projeto constituído entre a direção do Campus São Paulo e a própria SMDHC. O curso será desenvolvido em quatro regiões do município de São Paulo e um dos locais será a Unidade Santo Amaro da nossa instituição, entre os meses de setembro e novembro, e será destinado aos idosos egressos dos cursos da Universidade Aberta a Terceira Idade da Unifesp, que se formaram no ano de 2012.

"A Diretoria do Campus São Paulo, por meio de sua equipe que atua na Unidade Santo Amaro, não mediu esforços para planejar e buscar a formalização dessa parceria, bem como disponibilizar a infraestrutura e o apoio administrativo necessário para o curso", disse Rosana Puccini, diretora do Campus São Paulo da Unifesp. "O idoso terá a oportunidade de desenvolver uma consciência acerca de seus direitos e de seus deveres e poderá disseminá-lo na comunidade em que vive. Sua participação efetiva nos movimentos populares irá favorecer sua percepção de estar prestando um serviço à comunidade, tornando-se mais ativo e participativo", complementou Rosana.

Estavam presentes também no evento o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli; a coordenadora-geral dos Direitos dos Idosos da SDH-PR, Neusa Pivatto Muller; a coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Guiomar Silva Lopes, o presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Rubens Casado.