Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
A Unifesp, por mais um ano, se destacou no ranking Guia da Faculdade Estadão 2021, realizado anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a startup educacional Quero Educação. Dentre os 37 cursos avaliados, 10 receberam 5 estrelas (excelente) e outros 26 obtiveram 4 estrelas (muito bom). O Guia da Faculdade avaliou quase 16 mil cursos de universidades públicas e particulares, dentre os quais apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas. Quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública.
Os cursos da Unifesp que receberam 5 estrelas foram: Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Fonoaudiologia, História (Bacharelado e Licenciatura), Matemática Computacional, Medicina, Pedagogia e Psicologia.
A pró-reitora de Graduação, Ligia Azzalis, afirma que é bastante representativo que, entre os 37 cursos avaliados, 36 obtiveram 4 e 5 estrelas. “Ao mesmo tempo que ficamos felizes por oferecer formação de alta qualidade para nossos(as) estudantes que desde 2016 são um pouco mais de 50% egressos(as) de escolas públicas, estamos motivados(as) para continuar aprimorando cada vez mais nossos cursos. Isso se constrói com a co-responsabilização de todos(as), estudantes, docentes e técnicos(as) e de nós que estamos na gestão. Aproveito para agradecer às coordenações dos cursos que preencheram as informações necessárias para que pudéssemos ser bem avaliados”, complementa.
Sobre o Guia da Faculdade
Realizado anualmente, o ranking do Guia da Faculdade avalia cursos de universidades públicas e privadas em todo o território nacional e em todas as áreas do conhecimento.
O ranking utiliza o método de “avaliação por pares”, do qual participam coordenadores e professores voluntários, que avaliam quesitos como Qualidade do Projeto Pedagógico, Qualidade do Corpo Docente e Qualidade da Infraestrutura, a partir de um questionário respondido pelo coordenador de cada curso. Os avaliadores empregam notas de 1 a 5 para cada uma das categorias dos cursos de suas respectivas áreas de formação e situados nas regiões em que trabalham. Os resultados finais são categorizados em 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom) e não estrelado para cursos com avaliações inferiores a 2,5.
Para saber mais sobre o Guia da Faculdade, clique aqui.
Redes Sociais