Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Prelo > Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS) celebra 20 anos
Início do conteúdo da página

Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS) celebra 20 anos

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h49 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 17h49 | Acessos: 81
Evento online marcou os 20 anos do primeiro programa de pós-graduação interunidades da Unifesp

20 anos ppgecsO primeiro programa de pós-graduação interunidades da Unifesp, Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS), modalidade mestrado profissional, marcou seus 20 anos com um evento remoto realizado no dia 8 de dezembro.

O encontro foi conduzido por Sylvia Helena Souza da Silva Batista, que ressaltou a importância dos afetos e da construção conjunta que marcou a história do programa. Sylvia mencionou que, no início, ele parecia apenas um sonho conjunto, mas, após esses 20 anos, é possível observar a materialização de um trabalho cuja linha condutora, tal como Paulo Freire observou, foi a educação como projeto, materializada e enraizada no presente.

A vice-reitora da Unifesp, Lia Rita Azeredo Bittencourt, destacou a inovação trazida pelo curso ao trazer para a universidade a necessidade de pensar o binômio saúde e educação. Ele partia da compreensão de que os profissionais de saúde não tinham a formação necessária para a docência e que, portanto, essa união da educação com a saúde era indispensável para a formação de docentes e para a qualificação dos profissionais da área. Lia também destacou a produção científica de alta qualidade e o cumprimento do papel extensionista do PPGECS.

Em seguida, Suzan Pantaroto de Vasconcellos, Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, mencionou a importância do PPGECS como marco inicial da pós-graduação no Instituto Saúde e Sociedade (ISS). Suzan destacou a capacidade humana e intelectual que fortalece e contribui para o crescimento e a formação de recursos humanos de excelência e o brilhantismo na habilidade de ensinar a propagar ciência com consciência.

Odair Aguiar Junior, Diretor Acadêmico Campus Baixada Santista, deu continuidade à abertura ressaltando que a proposta de tornar o PPGECS um programa interunidades se configurou como uma oportunidade para os docentes, especialmente para aqueles que tinham sua prática voltada para as relações entre o ensino e a assistência. O mestrado profissional atendeu as necessidades do território da Baixada Santista, especialmente no que diz respeito à construção das relações entre o campus e as prefeituras.

A fala seguinte foi proferida por Janine Schirmer, diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), que destacou o pioneirismo do programa na Unifesp para a formação stricto sensu no campo da educação e saúde. Janine mencionou a importância de se estabelecer diferentes métricas para áreas distintas, como a da Enfermagem e do CEDESS, para se compreender a centralidade e a dinâmica da produção de conhecimentos em outros campos do saber. Nesse sentido, a diretora ressaltou que a implantação do Programa foi positiva nos mais diversos âmbitos, especialmente no que diz respeito à equidade, “para que a gente possa ter o direito de estabelecer os nossos critérios que respondem aos objetivos da formação na área da saúde”.

Magnus Dias da Silva, diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM), deu prosseguimento ao evento destacando a necessidade de expansão do programa, que tem o potencial de beneficiar a população a partir de mudanças da base do fazer em saúde. Segundo Magnus, o olhar que o CEDESS carrega em seu projeto engloba todas as esferas do adoecimento é necessário para a definição de medidas de prevenção e promoção da saúde e seus cursos de formação em saúde são linhas estruturantes que garantem as discussões necessárias ao campo, como de pautas antirracistas e de outras frentes de inclusão.

O diretor do ISS, Fernando Sfair Kinker, e a vice-diretora, Glaucia Monteiro, destacaram em suas falas a importância do Programa para a consolidação do projeto político-pedagógico do Instituto. Também mencionaram sua relevância no contexto da Baixada Santista e para as pessoas que se dedicam à construção de políticas públicas na área e à reflexão sobre suas práticas profissionais, contribuindo para as transformações de seus contextos.

Também participaram da abertura Monica Taminato, Coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPE; Hanna Karen Antunes, Coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do ISS; Lucia da Rocha Uchoa Figueiredo, coordenadora do PPGECS; e Leonardo Carnus, coordenador adjunto do PPGECS.

O evento ainda contou com intervenções culturais de Carla Dias, ex-aluna do Programa, homenagens, e com a conferência “ O mestrado profissional e suas contribuições para a formação e produção de conhecimento socialmente referenciada”, apresentada pela Diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tania Cremonini de Araújo-Jorge, com a participação de Nildo Alves Batista.

O evento pode ser assistido na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=Q5DuJOACsxU.

Sobre o Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS)

A proposta do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS), criado em 2003 pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) no âmbito da Escola Paulista de Enfermagem (campus São Paulo da Unifesp), é a produção de conhecimentos científicos voltados para o crescimento do campo de Ensino em Ciências da Saúde e o desenvolvimento de ações para a promoção de avanços e transformações, para a qualificação técnica, criativa e transformadora de professores e técnicos de nível superior para o ensino em saúde.

A partir de 2012, o PPGECS expandiu suas atividades para o Campus Baixada Santista, no Instituto Saúde e Sociedade (ISS), tornando-se um Programa intercampi. Desde então, o PPGECS vem agregando ao projeto do campus que foi primeiro do processo de expansão da Unifesp. As contribuições para a formação de profissionais qualificados para as demandas da região se iniciaram com a proposição do projeto pedagógico inovador na área da educação interprofissional em saúde, passando pela formação docente nos anos iniciais do campus, e chegam à produção de conhecimento, resultando no fortalecimento da pós-graduação não apenas na Baixada Santista, mas em toda Unifesp para a modalidade mestrado profissional.

Para mais informações, acesse o site do CEDESS: https://cedess.unifesp.br/

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde (PPGECS) celebra 20 anos

Evento online marcou os 20 anos do primeiro programa de pós-graduação interunidades da Unifesp

EPMistas estão entre os(as) pesquisadores(as) mais influentes do mundo, segundo ranking internacional

Ranking divulgado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford destaca 30...

Colaboração entre pesquisadoras da Unifesp e indígenas do Oiapoque visa garantir maior qualidade de açaí liofilizado

Contato com esta comunidade abriu novas perspectivas para futuros projetos de pesquisa

Fim do conteúdo da página