Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre o curso

Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 11h22 | Acessos: 4433

A Especialização em Arborização Urbana, criada em 2018, é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) e o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas do Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no âmbito de uma cooperação didático científica entre a SVMA e a UNIFESP.

O curso é gratuito e tem por objetivos capacitar profissionais com formação superior, dos setores público e privado, para o domínio do estado da arte sobre o planejamento, a implantação e o manejo da arborização urbana e desenvolver visão crítica construtiva sobre a arborização urbana, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da arborização do município de São Paulo e do país.

O curso é oferecido uma vez por ano, na modalidade semipresencial, e com duração de 360 horas.

As aulas teóricas, em modalidade remota, são ministradas uma vez por semana, todas as quintas feiras das 8h30 às 17h30, em plataforma digital, e os conteúdos posteriormente disponibilizados para os estudantes. A plataforma utilizada é indicada no início do curso, sendo que cada estudante deve dispor de infraestrutura e equipamentos necessários para a participação.

As aulas práticas (modalidade presencial) são realizadas em espaços e equipamentos públicos que contam com o apoio das equipes de plantio de mudas e manutenção de árvores consolidadas contratadas pela SVMA e gerenciadas pela Divisão Técnica de Arborização Urbana. Contam, também, com o apoio operacional da Unidade de Áreas Verdes da Prefeitura Regional de Santo Amaro. As aulas práticas relacionadas à herborização de plantas são realizadas no Campus Diadema da UNIFESP. Essas aulas e as visitas técnicas são realizadas de forma condensada em um período de 10 dias. As despesas de qualquer natureza, referentes ao custeio dos estudantes, para realização dessas atividades, deverão ser custeadas pelo próprio estudante.

O curso é composto por 5 módulos que têm por objetivos fornecer aos participantes o ferramental para compreender a leitura e produzir um trabalho científico; fornecer uma visão geral sobre a botânica da árvore; sobre a história e a importância da arborização urbana e o ferramental teórico e prático necessários para os seus corretos planejamento; implantação e manejo. São eles:

  • Módulo 1 – Metodologia Científica;
  • Módulo 2 – Botânica Aplicada à Arborização Urbana;
  • Módulo 3 – Planejamento e Projeto;
  • Módulo 4 – Implantação e
  • Módulo 5 – Manejo.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Frutos do Curso

 

Projeto Pedagógico

                        ...

Contato
Contato

Contato do curso

Notícias
Notícias

Notícias

Fim do conteúdo da página