Página inicial > NOTÍCIAS > Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 09h11 | Acessos: 46232

Obra traz Informações para portadores e familiares

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, sendo uma das principais causas de demência. Por sua grande incidência, sua evolução progressiva e impactos na vida do portador e familiares, é importante a veiculação de informações sobre a doença de Alzheimer (DA). Assim, Aline Stribl, Jéssica de Melo Rodrigues, Rafaela Oliveira, Raphael Cuencas Budini e Rosana da Rocha Rodrigues, alunos do então primeiro ano de graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), elaboraram um livreto, abordando a DA, contendo as suas causas, fases da doença, diagnóstico, convivência, cuidados com o portador e, finalmente, tratamento.

O desenvolvimento do material didático foi fruto dos Projetos Integrados realizados remotamente, no ano de 2020, em plena pandemia. Os Projetos Integrados foram baseados na integração dos conteúdos teóricos envolvendo nove Unidades Curriculares (UCs) da 1ª série do curso de Enfermagem, sendo elas: Anatomia; Biologia do Desenvolvimento; Bioquímica; Filosofia; Epidemiologia; Genética; Histologia; Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, e Práxis da Saúde Coletiva. A tutoria deste projeto contou com a colaboração de monitores, PADs e docentes, sendo uma experiência enriquecedora para o aprendizado. Através dos Projetos Integrados, os alunos tiveram contato tanto com novos conceitos sobre a DA, quanto desenvolveram uma visão crítica acerca dos conteúdos acadêmicos das nove UCs e consequentemente uma percepção contextualizada e integrada sobre a doença de Alzheimer.

O material elaborado busca orientar pacientes com DA, seus familiares e quem mais se interessar pelo assunto. Este livreto foi apresentado no evento IntegraENF 2021, sendo um dos trabalhos de destaque, com prêmio de menção honrosa de acordo com a votação do público participante do evento.

A publicação pode ser acessada no site O Fantástico Mundo da Genética Humana, da Unifesp, bem como nos links abaixo:

Instagram: https://www.instagram.com/p/CUF5yxhpHFS/

Facebook: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=373494794261334&id=104694171141399

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Obra traz Informações para portadores e familiares

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê

Discentes da EPE/Unifesp elaboram HQ sobre a Síndrome de Prader-Willi

História em quadrinhos ajuda na identificação de sintomas da síndrome

Junho Vermelho - Você é o tipo certo de alguém

14/06 - Dia Mundial do Doador de Sangue