Página inicial > NOTÍCIAS > Artigo de aluno de mestrado é capa no "The Journal of Physical Chemistry B"

Artigo de aluno de mestrado é capa no "The Journal of Physical Chemistry B"

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 14h50 | Acessos: 21157

Capa JPCB

A capa da edição de 24 de outubro da revista científica Journal of Physical Chemistry B destaca uma pesquisa do Departamento de Biofísica/UNIFESP sobre peptiplexos, materiais nanométricos que usam peptídeos para transportar DNA para o interior de células. No trabalho, peptiplexos baseados na Penetratina foram observados por meio de uma nova técnica bastante sofisticada, a nanoespectroscopia combinada com infravermelho. A Penetratina foi um dos primeiros peptídeos penetrantes de células usados com sucesso e ainda hoje é amplamente utilizada para a internalização de biomoléculas. No entanto, quando formulados por vias não-covalentes, a eficiência de transfecção é relativamente baixa. No estudo, foi demonstrado que esse peptídeo é extremamente eficaz para condensar ácidos nucleicos por meio de atração eletrostática. Em escala nanoscópica, a carga de DNA fica localizada preferencialmente nas interfaces externas do complexo e, portanto, mais suscetível à degradação de agentes externos, explicando a menor taxa de transfecção. Esses achados deverão auxiliar no desenvolvimento de novos peptiplexos e podem contribuir para a produção de sistemas mais eficientes para terapia gênica.

Orientador: Dr. Emerson Rodrigo da Silva

Aluno: Lucas Rodrigues de Mello

Referência: DE MELLO, Lucas Rodrigues et al. Nanoscopic Structure of Complexes Formed between DNA and the Cell-Penetrating Peptide Penetratin. The Journal of Physical Chemistry B, v. 123, n. 42, p. 8853-8860, 2019.

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências

Em seus 105 anos de existência que uma mulher ocupa a presidência da Academia

Periódico destaca artigo do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Omar Mertins