Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cursos do Campus São Paulo conquistam 28 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 15h15 | Acessos: 2830

O curso de Tecnologia em  Radiologia obteve pontuação máxima de 5 estrelas e é destaque na área da saúde

As Unidades Universitárias do Campus São Paulo – Escola Paulista de Medicina (EPM) e Escola Paulista de Enfermagem (EPE) - da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) continuam a reforçar seu compromisso com a qualidade no ensino superior, como evidenciado pelos resultados do mais recente Guia da Faculdade Estadão 2023, realizado anualmente em colaboração entre o jornal O Estado de S. Paulo e a startup educacional Quero Educação. 

Esse feito notável evidencia o compromisso da Unifesp com a excelência acadêmica e sua posição de destaque no cenário das instituições de ensino superior públicas do Brasil. É um motivo de orgulho para a universidade, seus alunos, professores e funcionários, e um reconhecimento da qualidade educacional oferecida no Campus São Paulo e em outros cursos destacados em todo o país.

O Campus São Paulo registrou 27 estrelas na edição anterior, e neste ano obteve um aumento em sua classificação, conquistando um total de 28 estrelas pelos seis cursos de graduação avaliados, oferecidos pela EPM e EPE, refletindo o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e ressaltando a sua missão de formar profissionais altamente qualificados. Em destaque, o desempenho do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia que avançou em sua classificação, chegando às 5 estrelas. Esse crescimento reflete o  compromisso da instituição com a melhoria contínua da qualidade educacional e sua busca pela excelência.

É importante ressaltar que, no contexto nacional, as instituições públicas de ensino superior desempenham um papel fundamental na excelência educacional. De fato, 86% dos cursos avaliados com 5 estrelas no Guia da Faculdade são oferecidos por instituições públicas. Nesse cenário, a Unifesp se sobressai como uma das 10 principais instituições públicas com o maior número de cursos classificados com 5 estrelas no Guia. A universidade submeteu ao processo de avaliação um total de 50 cursos, sendo que seis deles são ministrados no Campus São Paulo.

A conquista dos cursos coloca a Unifesp em um patamar de excelência, uma vez que esses se situam entre os melhores oferecidos por universidades federais em todo o país. Confira abaixo:

  • Biomedicina – ???? (4)  - Presente entre as 14 universidades federais dentre os 598 resultados apresentados no Guia;

  • Tecnologia em Informática em Saúde - ???? (4)  - O mais jovem dos cursos do Campus São Paulo integra o ranking com nota 4. Apenas dois cursos envolvendo informática na área da saúde foram avaliados e ambos com a mesma avaliação;

  • Tecnologia em Radiologia - ????? (5) - É uma das apenas duas opções em universidades federais a obter essa cobiçada classificação;

  • Enfermagem – ????? (5) - Presente entre as 11 instituições públicas com 5 estrelas, das quais seis são federais;

  • Fonoaudiologia - ????? (5) - Com sete instituições públicas obtendo 5 estrelas, a Unifesp está entre as três federais;

  • Medicina – ????? (5) - O curso, que completou 90 anos de existência na EPM/Unifesp, obteve 5 estrelas entre 10 instituições, das quais cinco são universidades federais.

 

Radiologia EPM - Uma jornada de inovação e qualidade

 

A reforma do projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia realizada em 2016 e implementada em 2017 teve um impacto notável na qualidade da formação. Essa mudança refletiu positivamente nos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), evidenciando um progresso constante ao longo dos anos.

O diferencial do curso é a imersão dos(as) alunos(as) no Departamento de Diagnóstico por Imagem (DDI) da Escola Paulista de Medicina desde o primeiro semestre, proporcionando acesso a tecnologias de última geração. Essa experiência enriquecedora permite que nossos alunos e alunas vivenciem a realidade da profissão desde cedo, informaram Thiago Michel de Brito Farias e Kellen Adriana Curci Daros, coordenador e vice-coordenadora do curso.

A infraestrutura avançada e o corpo docente altamente qualificado alinham-se com as demandas do mercado, resultando em uma melhoria substancial na avaliação. As disciplinas profissionalizantes, ministradas por especialistas em Radiologia, Física, Farmácia e Tecnologia em Radiologia, oferecem ao corpo discente a oportunidade de aprender com profissionais multidisciplinares. "Neste contexto, a vivência da rotina dos exames e terapia com os(as) profissionais técnicos(as) administrativos(as) atuando dentro da instituição é sem dúvida um diferencial", enfatizam os coordenadores.

 

Radiologia iStock 928162118

Imagem: Arquivo Pessoal

 

O curso de Tecnologia em Radiologia mantém seu compromisso de evoluir em sintonia com o mercado de trabalho e as inovações tecnológicas na área de diagnóstico por imagem, assegurando uma formação de alta qualidade.

Os cursos de tecnologias da EPM, nascidos em 2007, passaram por desafios para consolidar suas identidades individuais durante as reformas dos projetos pedagógicos. O curso de Radiologia continua a evoluir, refletindo o sucesso de ações anteriores. 'Acreditamos que teremos resultados ainda melhores', destacam os docentes graduados em Física e vinculados ao Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM.

A constante busca por aprimoramento é uma característica marcante da Escola Paulista de Medicina, onde docentes e técnicos(as) administrativos(as) altamente qualificados(as) se atualizam constantemente para transmitir conhecimento aos(às) alunos(as). Os coordenadores do curso contam com amplo apoio da instituição e do DDI - EPM/HU, garantindo acesso a laboratórios e locais de estágio especializados e formando alunos(as) alinhados(as) com as exigências do mercado.

"O feedback dos(as) alunos(as) é de grande importância para a melhoria do curso, pois toda e qualquer alteração no projeto de curso ou ações são criadas de forma participativa', ressaltam os coordenadores.

 

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Simpósio 90+ retorma ciclo de palestras com apresentação do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais

O aguardado retorno do Simpósio 90+ está confirmado para deliciar os entusiastas da oftalmologia!

Equipe do CEPID ARIES marca presença no Trinity Challenge Hackathon Brazil

Evento teve como foco o combate à resistência antimicrobiana e reuniu especialistas de diversas...

Editora Unifesp oferece descontos na volta às aulas

Editora Unifesp oferece descontos na volta às aulas   Promoção será a partir de 50% para a...

Fim do conteúdo da página