Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Unifesp 30 Anos: incluir, inovar e fortalecer

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 09h23 | Acessos: 1110

Congresso Acadêmico homenageia os 30 anos da universidade

Banneres Congresso Acd 2024 Vem Aí Instaface

O ano de 2024 marca duas datas muito importantes para a Universidade Federal de São Paulo: os 10 anos da realização do primeiro Congresso Acadêmico da Unifesp e também os 30 anos da instituição como universidade federal.

A cada ano, o congresso busca trazer como diretriz central do evento um tema transversal que discuta a inserção e os desafios da universidade e do conhecimento na relação com a sociedade, pensando no contexto social de cada momento. Confira aqui todos os temas abordados durante os dez anos do evento.

Com o intuito de homenagear as três décadas de compromisso com a educação de qualidade, a pesquisa inovadora e a extensão universitária transformadora, o Congresso Acadêmico redesenhou seu logotipo, fazendo referência ao logo comemorativo dos 30 anos da Unifesp. O tema do evento deste ano faz alusão a essa trajetória, assim como ao compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável, tendo como tema Unifesp 30 Anos: incluir, inovar e fortalecer. “O tema deste ano traz o direcionamento da nossa caminhada como uma universidade que possui reconhecimento por sua atuação e produção, mas também identifica desafios e dificuldades, compreendendo que a inclusão e a inovação são essenciais para nosso fortalecimento enquanto instituição pública, assim como para nossa contribuição para o país e para a construção do conhecimento”, explica Raiane Assumpção, reitora da universidade.

Por meio de palestras, mesas redondas, workshops e outras atividades, o congresso promoverá o debate sobre assuntos relevantes para o futuro da educação, da pesquisa, e da cultura, incluindo temas emergentes para a sociedade brasileira, como a crise climática, direitos humanos e ações afirmativas, saúde global, políticas para a educação, ciência e tecnologia, inteligência artificial, entre outros. A programação também prioriza espaços como sessões científicas e rodas de conversa, que permitem a apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos produzidos com o protagonismo de estudantes de graduação e pós-graduação em nossa universidade, além de atividades culturais.

O Congresso Acadêmico Unifesp 2024 terá sua programação em formato híbrido, oferecendo atividades on-line nos dias 20 e 24 de maio; e atividades presenciais nos dias 21, 22 e 23 de maio, que ocorrerão simultaneamente nos sete campi da Unifesp: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, São Paulo e Zona Leste.

Sobre o Congresso Acadêmico da Unifesp

Há dez anos, a universidade ousou reunir em um único espaço a apresentação de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituindo no Congresso Acadêmico o principal evento da universidade. Contando com a participação de estudantes, técnicos(as) administrativos(as) e docentes dos sete campi da Unifesp, eles(as) se organizam a cada ano para mostrarem suas pesquisas e atividades que ocorrem dentro e fora da universidade e que são feitas para (e com) a sociedade brasileira.

Sendo o principal fórum de integração e articulação da produção acadêmica dos diversos programas de pesquisa, ensino e extensão da universidade, o Congresso Acadêmico contou no último ano com a apresentação de mais de 2 mil trabalhos e mais de 300 atividades como palestras, workshops e apresentações culturais. O formato virtual/híbrido, adotado desde 2020, durante a pandemia de covid-19, tem permitido a intensa participação de pessoas de todo o país nas atividades do Congresso Acadêmico da Unifesp.

Disponível em: https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/6910-unifesp-30-anos-incluir-inovar-e-fortalecer  Acesso em: 26 de março de 2024

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Laboratório LABDIS da EPM/Unifesp é aprovado para cadastro na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa

Conquista possibilita acesso a recursos e parcerias estratégicas

Plantões online esclarecem dúvidas sobre o Programa de Auxílio para Estudantes (PAPE)

Plantões visam esclarecer dúvidas e orientar os estudantes sobre os critérios de seleção e...

Adequações nos serviços do Restaurante Universitário

Ações visam buscar excelência nas políticas de permanência estudantil, em consonância com a...

Fim do conteúdo da página