Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1º Fórum de Médicos na Saúde Digital discute o futuro da tecnologia e formação em saúde

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 18h30 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 19h09 | Acessos: 102

Evento reuniu especialistas e contou com a participação da professora Claudia Galino Novoa, do Departamento de Informática em Saúde da EPM/Unifesp

No dia 13 de dezembro de 2024, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) promoveu o 1º Fórum de Médicos na Saúde Digital, um evento voltado para debater o papel dos médicos na transformação digital da saúde no Brasil. O encontro, realizado na Unidade Central do Seconci-SP, em São Paulo, foi transmitido ao vivo e contou com a presença de mais de 150 participantes, entre profissionais de saúde, pesquisadores e especialistas.

forumsd equipeFoto: (Claudia Galindo Novoa, -, Beatriz Faria de Leão, Paula Fuscaldo Calderon, Antônio Carlos Onofe de Lira, Paulo Roberto de Lima Lopes, Ricardo Gamarski, Leonardo Costa Miranda).

A professora Claudia Galino Novoa, chefe da Disciplina de Informática em Saúde do Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), marcou presença, reforçando a importância do diálogo entre instituições de ensino e os avanços da saúde digital. A participação da professora destaca o compromisso do departamento em contribuir para a capacitação de médicos e profissionais na integração de tecnologias em suas práticas clínicas.

O fórum trouxe temas essenciais para o futuro da saúde digital no Brasil, com ênfase em:

  • Competências tecnológicas para médicos: Discussão sobre as habilidades necessárias para atuar na transformação digital em saúde.
  • Censo Médicos na Saúde Digital 2024: Apresentado pelo professor Antônio Carlos Endrigo, o estudo revelou que 19% dos médicos brasileiros já têm atividades relacionadas à tecnologia da informação em saúde, evidenciando a necessidade de formação específica na área.
  • Formalização da informática médica: Foi abordado o avanço no processo de reconhecimento da informática em saúde como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), previsto para 2025.

O evento contou com palestras de Umberto Tachinardi e Eneida Mendonça, professores da University of Cincinnati College of Medicine (EUA), que compartilharam experiências sobre a integração de tecnologia na medicina e apresentaram soluções aplicadas no cenário norte-americano.

O fórum foi concluído com uma mesa-redonda interativa, na qual o diretor de TI da Ebserh, Giliate Cardoso Coelho Neto, destacou a necessidade urgente de formalizar a informática em saúde como área de atuação médica e a importância de programas específicos de residência para capacitação profissional.

"A participação neste evento reforça a missão do DIS de fomentar a inovação e preparar profissionais para os desafios tecnológicos da saúde. O fórum proporcionou debates relevantes e abriu caminhos para colaborações interinstitucionais, além de contribuir para a disseminação de conhecimentos fundamentais para a área", afirmou a professora Claudia Galino Novoa.

O evento está disponível para ser assistido na íntegra no YouTube, ampliando o acesso a todos os interessados no futuro da saúde digital no Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=qLItXpI49pY

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

As inscrições para as Chamadas de 2024 do CNPq estão abertas

Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Fim do conteúdo da página