Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

30 de outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2020, 10h20 | Acessos: 39277

Diagnóstico e tratamento corretos na qualidade de vida do paciente

O dia 30 de outubro é o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, este fato revela a importância das doenças reumáticas, muito prevalentes, acometendo grande parte da população.

Esta data é importante porque traz a discussão sobre essas doenças, ajudando a desfazer a confusão de informações que a população tem a respeito delas.

Os “reumatismos” compreendem uma serie muito grande de doenças, muitas com manifestações bem diferentes daquelas imaginadas pelo publico em geral.

As doenças reumáticas mais comuns e, portanto mais conhecidas, como a artrose e a artrite reumatóide, causam dores articulares, este fato, somado a desinformação, faz com que as pessoas pensem que “reumatismo” é tudo que “doe as juntas”, como se tudo fosse apenas uma doença.

Na verdade são muitas as doenças reumáticas, cada uma com acometimento preferencial de juntas diferentes, acometimento de órgãos e tecidos fora do aparelho locomotor e em alguns casos, sem acometimento articular.

 

 

Informe-se sobre as doenças reumáticas, quando sentir dores, procure um médico.

Um esclarecimento final importante se refere à palavra “artrite”, esta palavra, sozinha, quer dizer apenas “junta inflamada” e pode ocorrer em diversas doenças, a palavra artrite sozinha não define uma doença, assim artrites são comuns em pacientes com artrose, em pacientes com artrite reumatóide, em pacientes com gota, em pacientes com lúpus, entre outros.

Diante do diagnóstico de “reumatismo”, procure saber de qual se trata e informe-se a respeito da doença exata, pois o prognóstico e os tratamentos dos diversos reumatismos são bem diferentes.

 

Links úteis:
Sociedade Brasileira de Reumatologia
Sociedade Paulista de Reumatologia 
Arthritis Foundation 

 

jamilnatour

Por Jamil Natour

Professor Associado e chefe da Disciplina de Reumatologia, e vice-chefe do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Possui graduação em Medicina (Unifesp, 1983), mestrado (1989), doutorado (1993) e livre-docência (2004) em Reumatologia pela Unifesp. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: coluna vertebral, reabilitação e procedimentos em reumatologia. Outras informações, clique aqui.

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página