Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CAISM recebe visita do secretário estadual de Saúde

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 09h17 | Acessos: 37869

Acompanhado pelo reitor Nelson Sass, Jean Gorinchteyn conheceu as dependências do serviço especializado em Psiquiatria

 

Por José Luiz Guerra

Da esquerda para a direita: Elson Asevedo, Ramiro Azevedo, Juliana Cespedes, Nelson Sass, Jean Gorinchteyn, Vânia Soares de Azevedo Tardelli, Jair Mari, Nacime Mansur, José Osmar Medina Pestana, Ieda Maugeri e Ary Gadelha (Foto: Alex Reipert)
Da esquerda para a direita: Elson Asevedo, Ramiro Azevedo, Juliana Cespedes, Nelson Sass, Jean Gorinchteyn, Vânia Soares de Azevedo Tardelli, Jair Mari, Nacime Mansur, José Osmar Medina Pestana, Ieda Maugeri e Ary Gadelha

O Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), recebeu ontem (22/11) a visita do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn. O encontro faz parte do processo de renovação da gestão tripartite do serviço especializado em Psiquiatria, feita pela Unifesp, pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde 1ª de março de 2018. A renovação deve ser assinada em dezembro deste ano, estendendo a parceria por mais cinco anos.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, visitando as dependências do Caism (Foto: Alex Reipert)
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, visitando as dependências do Caism

Participaram da visita do secretário, representando a Unifesp, o reitor Nelson Sass, o diretor do Campus São Paulo, Ramiro Azevedo, e sua vice, Ieda Maugeri, o diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM), Fulvio Scorza, a pró-reitora de Planejamento, Juliana Cespedes, o chefe do Departamento de Psiquiatria, Jair Mari, e seu vice, Ary Gadelha, além do diretor-clínico do CAISM, Elson Asevedo, do professor titular da disciplina de Nefrologia José Osmar Medina Pestana e da assessora de Gabinete da Reitoria, Larissa Beltramim. Pela SPDM, esteve presente o superintendente da Rede de Unidades Afiliadas, Nacime Mansur. Já pela SES, compareceu a diretora do Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo, Vânia Soares de Azevedo Tardelli.

O secretário agradeceu, em nome do governador, o trabalho realizado pela Unifesp na condução dos atendimentos dos casos da covid-19. “O trabalho da Unifesp e do Hospital São Paulo ajudou a salvar milhares de vidas, com respostas rápidas e eficazes, o que já faz parte da história da instituição”, comentou. Sobre o CAISM, Gorinchteyn classificou o centro como um equipamento de extrema importância na área de saúde mental do Sistema Único de Saúde. “Os transtornos mentais já eram um grande problema antes da pandemia e se agravaram após a chegada da covid-19. Por isso, precisamos de um local adequado como este, que é modelo de atendimento em psiquiatria e na capacitação de profissionais capazes de realizar diagnóstico de casos mais complexos”, completou.

O reitor, Nelson Sass, conversando com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn
O reitor Nelson Sass conversando com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn

Nelson Sass enalteceu a visita de Gorinchteyn e lembrou da relevância do centro no Sistema Único de Saúde. “O CAISM é uma referência na área da saúde mental, oferecendo tratamento gratuito e de qualidade à sociedade, além de ser um centro de formação de profissionais e de produção acadêmica”. Mansour, por sua vez, destacou a importância da colaboração da SES na gestão do local. “Estamos contentes com essa parceria, que nos permitiu fazer reformas para recuperar a estrutura do prédio e realizar as adaptações necessárias para ofertarmos um atendimento de qualidade aos nossos pacientes”, acrescentou.

A comitiva realizou uma visita às dependências do CAISM. Houve também uma apresentação realizada por Jair Mari no anfiteatro do centro de atendimento, esclarecendo a respeito do histórico da instituição, do início da gestão tripartite, dos números de atendimentos realizados e da formação de médicos residentes. O encontro foi encerrado com uma homenagem ao secretário, em agradecimento ao trabalho realizado em parceria com a SES desde 2018.

Jean Gorinchteyn recebendo a homenagem (Foto: Alex Reipert)
Jean Gorinchteyn recebendo a homenagem

Fotos: Alex Reipert

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página