Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Calouros do Campus São Paulo da Unifesp são recepcionados no Teatro Marcos Lindenberg

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 09h41 | Acessos: 27804

Cerimônia aconteceu na manhã do dia 28 de março e permite a integração e acolhimento dos novos estudantes na instituição

Por Renato Conte

Aprovados nos cursos de Saúde que compõem o Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) começaram a manhã do dia 28 de março de forma bem diferente, participando da cerimônia presencial das atividades na abertura da Semana dos Calouros 2022, no Teatro Marcos Lindenberg.

A mesa de abertura foi composta por diretores, das Unidades Universitárias, Escola Paulista de Enfermagem (EPE) professor Alexandre Pazetto Balsanelli, e Escola Paulista de Medicina (EPM), representado pelo professor Reginaldo Raimundo Fujita, na ausência do diretor da EPM, professor Fúlvio Alexandre Scorza, professora Maria Teresa Riggio de Lima Landman, presidente da Câmara de Graduação da EPM, Erika de Sá Vieira Abuchaim, vice-presidente da Câmara de Graduação da EPE, Lúcia Marta Giunta da Silva, coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, Filipe Oliveira, coordenador do Curso de Tecnologia Oftálmica e Thiago Michel de Brito Farias, coordenador do Curso de Graduação Tecnologia em Radiologia.

Os estudantes receberam as boas vindas dos gestores e tiveram a oportunidade de saber um pouco do que irão conviver no período da graduação, da estrutura acadêmica, administrativa e salientaram para a responsabilidade que os futuros profissionais da Saúde estavam assumindo. E puderam ouvir um breve resumo e algumas experiências dos ex-alunos e hoje docentes da instituição. Por parte do professor Fujita, além das boas vindas, conheceram o famoso e vibrante grito de guerra da EPM/Unifesp “Tracatrá”.

O diretor da Escola Paulista de Enfermagem, enfatizou que “sem estudantes não temos sangue em nossas veias”. Nosso curso está fazendo 83 anos, comemorou o professor Alexandre.

Maria Teresa Landman, presidente da Câmara de Graduação da EPM, relembra para os presentes, que, há 49 anos atrás, ela estava nesse lugar. É muito bom estar aqui”, vibrou. E por ser ligada à Câmara de Graduação, destacou para que os calouros acessem a página da Câmara de Graduação da EPM para verificar o regimento e o acolhimento, e ter mais informações sobre o NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão), NAPE (Núcleo de Apoio a Projetos e Eventos), NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante). “Vamos cobrar responsabilidade e cuidados com a pandemia. O que nos importa é formar bons médicos”, alertou. Ainda citou Cora Coralina ao mencionar “ O saber a gente aprende com os mestres e livros. A sabedoria a gente aprende com os sábios e com os humildes”.

Erika de Sá Vieira Abuchaim, vice-presidente da Câmara de Graduação da EPE, explicou que o retorno às atividades presenciais será com calma e segurança. “Tomem conhecimento dos direitos e deveres. Vocês são co-responsáveis pelo nome da instituição que carregarão por toda a vida. Estamos com as portas abertas. Façam jus aos cuidados que estamos tomando com vocês” alertou. “Sonho que se sonha só é só um sonho. O sonho que se sonha junto é realidade”, lembrou a afirmação de Raul Seixas.

Lúcia Marta Giunta da Silva, coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem, manifestou o seu prazer em recebê-los. “Sejam co-responsáveis e participantes nesse processo de formação”. “Só chegamos aqui porque nos apoiamos nos braços de gigantes”, citando Isaac Newton.

Filipe Oliveira, coordenador do Curso de Tecnologia Oftálmica, comenta que "o nosso curso tem 22 anos e regularmente precisa passar por transformações. Respirem esse ar chamado Unifesp com máscara e dentro das condições de biossegurança”, destaca.

O coordenador do Curso de Graduação Tecnologia em Radiologia, Thiago Michel de Brito Farias, desejou “Boa entrada nos melhores anos da vida de vocês”.

A organização da Semana de Recepção dos Calouros foi realizada pela comissão composta por discentes dos cursos do Campus São Paulo, Centros Acadêmicos, Atlética, profissionais do NAE, secretárias das unidades acadêmicas, coordenadores dos cursos e das Câmaras de Graduação da Escola Paulista de Enfermagem e da Escola Paulista de Medicina.

Foto: Andréa Pelogi

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página