Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comunicado da Diretoria da EPM

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 10h45 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 12h32 | Acessos: 21764

Acesso às informações dos pacientes

            A diretoria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo vem por meio deste comunicado alertar nossos corpos docente e técnico-administrativo, bem como nossos pós-graduandos, residentes e estudantes de graduação sobre o acesso às informações dos pacientes sob os nossos cuidados.

            O acesso ao prontuário dos pacientes deve ser limitado à equipe que o assiste e terá como finalidade relatar e obter informações importantes para a assistência ou para o ensino. Jamais deve ser acessado com fins sensacionalistas ou para satisfazer a curiosidade de quem quer que seja.

            O prontuário pertence ao paciente e qualquer pessoa que não faça parte da equipe assistencial só poderá acessá-lo com autorização expressa do próprio paciente ou de seu representante legal. Qualquer acesso sem a devida autorização configura grave violação da privacidade do paciente e um flagrante desrespeito à sua autonomia para decidir quem pode ter acesso às suas informações.

            O fato de o paciente ser uma figura conhecida, seja na esfera popular, seja no âmbito interno da universidade, é um motivo a mais para exercermos, com toda diligência, a discrição, virtude central para todo médico e estudante de medicina.    

Vale salientar que o registro dos acessos é mantido digitalmente, o que significa que aqueles que acessarem prontuários indevidamente poderão ser identificados e estarão sujeitos a sanções administrativas, ético-profissionais e legais.

A direção da EPM, sempre resguardando os direitos dos pacientes e atuando no sentido de promover continuamente a boa prática da medicina, reitera a todos que têm acesso ao sistema de prontuários eletrônicos que devem limitar-se à observação das informações de pacientes para os quais estejam prestando atendimento ou preparando atividades de ensino.

 

Diretoria da EPM

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

As inscrições para as Chamadas de 2024 do CNPq estão abertas

Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Fim do conteúdo da página