Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Consumo e descarte conscientes
Você já ouviu falar sobre 5R? Conhece suas recomendações?
Ouça acima o conteúdo deste artigo.
A política dos 5Rs visa reduzir a geração de resíduos através da mudança de comportamento diante do consumo e na forma como as intituições lidam com os resíduos gerados. Essa política ajuda a termos atitudes mais sustentáveis no nosso estilo de vida.
Os 5Rs, em português, consistem em cinco ações: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar.
- Recusar todos os produtos de uso único e favorecer compras sem desperdício (como a granel);
- Reduzir o consumo de mercadorias;
- Reutilizar (reparar) tudo o que puder;
- Reciclar qualquer coisa que não possa ser reutilizada;
- Compostagem todos os resíduos orgânicos (Rot em inglês).
No campus São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp), além do material essencial como reagentes, materiais de laboratório, dentre outros, os principais gastos são ainda com cartuchos e toners. Até o início de novembro, foram gastos mais de R$ 50 mil reais com os itens citados.
Neste ano de 2022, o campus São Paulo gerou mais de 30 toneladas de resíduos recicláveis e aproximadamente 200 toneladas de resíduos não reciclados.
Outros principais itens que podem ter o consumo reduzido, seria o material de expediente: papel sulfite, envelope, cabos para áudio e copos descartáveis. Ao analisarmos a real necessidade da compra desses e de outros materiais, podemos reduzir o desperdício e poluir menos o meio ambiente.
Precisamos consumir menos, gerar menos resíduos e destinar adequadamente todo resíduo que geramos. Quando os resíduos são destinados de forma inadequada, além de ocupar mais espaço nos aterros sanitários, onera o custo para a administração do campus, e não gera renda para as cooperativas de reciclagem.
Para a destinação final ambientalmente adequada de resíduos de grande volume, equipamentos eletrônicos, ou outros itens que podem possuir logística reversa, a Divisão de Gestão Ambiental do campus São Paulo pode realizar a intermediação. Lembramos que há pontos de coleta de cartuchos e de pilhas e baterias em alguns edifícios do campus São Paulo, como o Octávio de Carvalho, na Rua Botucatu, n° 740.
Caso possua algum item a ser destinado, ou se tiver alguma dúvida sobre a gestão de resíduos, entre em contato conosco abrindo um chamado através do SuaUnifesp ou enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Neste ano de 2022, o campus São Paulo gerou mais de 30 toneladas de resíduos recicláveis e aproximadamente 200 toneladas de resíduos não reciclados.
Até o momento foram pagos aproximadamente R$ 670 mil em taxas de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde; e quase 100 mil reais para a destinação dos resíduos comuns não reciclados.
Veja neste link mais algumas informações sobre a Gestão dos Resíduos gerados no campus São Paulo.
Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Redes Sociais