Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia do Médico

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 11h16 | Acessos: 83889

Nesta segunda feira, dia 18 de outubro de 2021, sem muito alarde, celebramos mais um “dia dos médicos”. Vivemos tempos difíceis em meio a um flagelo sanitário que, há mais de 18 meses, infringe, em praticamente toda a humanidade, sofrimento, aflição, temor e perdas irreparáveis de vidas. Raras vezes na história humana a medicina foi tão fortemente afrontada. Um novo vírus, um dos menores – o SARS-Cov-2 – pôs à prova conceitos, regras e costumes. A ciência respondeu prontamente e, em poucos meses, adquirimos conhecimentos importantes sobre esta nova doença e, quase milagrosamente, vacinas estavam disponíveis como efetivo recurso para o controle da pandemia.

WhatsApp Image 2021 10 18 at 11.10.54

A COVID-19 expôs algumas fragilidades presentes, não só nos sistemas de saúde, mas também na sociedade como um todo. Além da própria doença, as pessoas sofreram por decisões equivocadas, desinformação, desunião e descaso nos mais variados níveis gerenciais do país. Alguns desmandos impactaram fortemente a ação médica, mas a prática da medicina nos exercita a vencer obstáculos.

Como as demais instituições de saúde, a Escola Paulista de Medicina foi chamada a participar do enfrentamento desta pandemia. A resposta foi maravilhosa. Mais uma vez, a competência, a dedicação e a união de todos os integrantes da grande família epemista foram fundamentais para a superação das dificuldades. Fiéis ao princípio hipocrático de curar quando possível, aliviar quando necessário e consolar sempre, todos se desdobraram para o cumprimento de suas responsabilidades. A despeito das especialidades médicas já exercidas anos a fio, muitos retornaram à Clínica Médica, à Medicina Intensiva, à Infectologia e reaprenderam procedimentos necessários ao atendimento de pacientes portadores de uma doença nova e complexa. Tivemos perdas entre nós, mas ninguém desistiu ou abandou a linha de frente.

E hoje, no dia dedicado a homenagear os médicos, a Diretoria da Escola Paulista de Medicina, com orgulho e admiração, se dirige a todos os colegas para agradecer o empenho com que cada um, a seu modo, trabalhou para minimizar os efeitos da pandemia. Vivemos sim tempos difíceis, mas temos todos muita clareza sobre a história que estamos escrevendo e o futuro que estamos construindo.

As dificuldades ainda não terminaram, mas o horizonte já se mostra mais tranquilizador. Que neste 18 de outubro reafirmemos nosso compromisso público de defender a melhor qualidade de vida de todos os que se acercam de nós e pela valorização e respeito à nossa profissão.

É com esta visão otimista que concitamos a todos manter a união fraterna e fazemos votos para que, no próximo 18 de outubro, possamos estar mais felizes e realizados.

 

Feliz Dia do Médico!!!

Diretoria da Escola Paulista de Medicina - EPM
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página