Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia mundial da atividade física

Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 14h31 | Acessos: 11289

9 coisas que você precisa saber em benefício da saúde!

19305

Os benefícios das atividades físicas para a saúde já são amplamente conhecidos. Mesmo assim, todos os anos, no dia 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física promove a conscientização para a importância da prática moderada e regular de exercícios para a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos, no mínimo, de atividade aeróbica por semana para adultos saudáveis e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Confira as recomendações de Ana Dâmaso:

1. O que importa é se movimentar, se mexer.

2. O exercício físico é sinônimo de saúde porque ele evita doenças como obesidade, dislipidemias (A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios/gorduras no sangue), ansiedade, depressão, alterações no sono, transtornos do humor, previne doenças no coração, pode baixar pressão controlando hipertensão, diabetes e gordura no fígado.

3. Se não for possível praticar atividade física durante a semana, faça pelo menos nos finais de semana. Alguns estudos demonstram que os exercícios nos finais de semana colaboram para controle por exemplo do colesterol alto e isso pode prevenir lá na frente as doenças cardiológicas.

4. Sedentarismo é uma doença. Tem o número CID (Classificação Internacional de Doenças) = Z72 - Problemas relacionados com o estilo de vida/Z72.3 Falta de exercício físico. O excesso de tempo parado desenvolve todas as doenças que podem ser prevenidas com atividade física.

5. Atividade física é qualquer movimento, andar, correr, saltar, pular, girar, andar de bicicleta, passear com cachorro, enfim, qualquer movimento que o corpo faça.

6. Exercício Físico é aquele recomendado e prescrito pra controlar vários tipos de doença, com frequência, intensidade e duração determinadas. 

7. A criança tem a família como um espelho. Ela precisa ter pais e irmãos que deem o exemplo que vai copiar. Então, se os pais querem prevenir obesidade, diabetes, ansiedade e depressão na infância  e na adolescência, dislipidemias ou qualquer doença, é importante que  a família dê o exemplo. Se ficam o dia inteiro sentado na frente da televisão, a criança vai ficar também. 

8. Para quem trabalha o dia todo, é importante fracionar o tempo sentado. A cada uma ou duas horas de trabalho sentado, é preciso levantar, caminhar pela sala, se for possível. Subir e descer escadas ao invés de usar o elevador. Outra dica importante é fazer alongamento sentado na cadeira e exercícios de relaxamento muscular. 

9. Também para quem trabalha o dia inteiro fora de casa procurar levar algumas frutas para comer nos intervalos e na hora do café. Coisas saudáveis que vão colaborar com os efeitos potenciais do exercício não só no dia de hoje mas ao longo da vida.  

 

ana raimunda damaso

Ana Raimunda Dâmaso

A Profa. Dra. Ana Dâmaso é livre-docente em Obesidade Clínica, pós-doutorado em Ciências Pediátricas e doutora em Nutrição, todos pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM). Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (EEFUSP) e graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Goiás (UEG). Mais informações: clique aqui

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Inscrições Subcomissão de Desenvolvimento

Prazo até 25 de junho

Central de Serviços e Suporte (CSS) de TI entra em operação hoje, dia 20 de junho

Participe da live, dia 20 de junho às 15h 

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Você conhece as principais formas de violência contra a pessoa idosa?

Fim do conteúdo da página