Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia mundial de combate ao Câncer

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 00h00 | Acessos: 39319

Alguns fatos e mitos sobre o câncer

É muito comum que alguns adultos, ao serem questionados sobre a busca por assistência em saúde, respondam que não a procuram porque “quem procura, acha!”

Sim, é um fato! Toda a investigação médica levará a um diagnóstico, de perfeito estado de saúde ou de algum adoecimento. Mas o quanto isto deve ser interpretado como ruim? Nunca, principalmente, quando se trata de câncer, pois quanto mais cedo o diagnóstico ocorrer, maiores serão as chances de cura e muitas incapacidades e sofrimentos poderão ser evitados (1-2).


O câncer é uma doença celular, ou seja, uma única célula, de algum lugar do organismo, sofreu alterações malignas e esta célula começou um processo descontrolado de multiplicação, observe a figura 1(3)Assim, dependendo de onde este tumor maligno está crescendo no corpo e da velocidade de crescimento, a pessoa poderá sentir sinais e sintomas de maneira mais rápida ou mais lenta.

o que e cancer celulas 1
Figura 1: A formação do câncer
Fonte: O que é câncer. Instituto Nacional do Câncer, INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer

Qual a vantagem de se fazer exames que rastreiam(buscam) os tumores nos estágios iniciais?

Início do combate ao câncer

A grande vantagem é que esse pequeno amontoado de células malignas poderá ser retirado, principalmente por um procedimento cirúrgico, se o câncer inicial estiver em órgão sólido, como exemplos: mama, pele, colo do útero, pulmões, estômago, intestino ou reto.

Uma vez retirado completamente, na grande maioria das vezes, poderemos dizer que a pessoa está curada, principalmente quando se verifica que as células malignas não conseguiram “viajar” pelo corpo e se alojar em outros órgãos, condição chamada de metástase, que está demonstrada na figura 2(4).

comportamento das celulas cancerosas 0 0

Figura 2: O desenvolvimento das metástases no câncer. Fonte: Como se comportam as células cancerosas? Instituto Nacional do Câncer, INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/como-se-comportam-celulas-cancerosas.

O medo do diagnóstico

Outro motivo bastante utilizado por adultos para evitar a assistência em saúde é que “o diagnóstico de câncer traz a morte”. De fato, quando o diagnóstico do câncer é realizado e a doença está avançada, o tratamento será menos eficaz, mais caro e a pessoa poderá ter várias complicações, tanto da doença, como do tratamento(1).

Entretanto, na doença inicial ou não, a associação morte e câncer mudou muito ao longo das últimas décadas devido às novas descobertas que favoreceram uma maior compreensão sobre as células malignas, gerando melhorias para o diagnóstico e, também, para os diferentes tratamentos: cirurgia, radioterapia e quimioterapia antineoplásica(2).

A importância do tempo para o câncer

É importante destacar que quando falamos em câncer o tempo é algo muito importante! Há um tempo ideal para a prevenção do câncer. Há um tempo ideal para o diagnóstico. Como há um tempo ideal para o início do tratamento. Fugir do diagnóstico de câncer fará com que esses “tempos” fiquem atrasados e, nessa condição, a morte pelo câncer poderá ser um fato.

Mitos e como se prevenir

Ainda sobre os mitos, muitos acreditam que não há prevenção para o câncer! Porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde(2), quase a metade de todos os cânceres poderiam ser prevenidos com o conhecimento e a tecnologia que existem atualmente.

Como se prevenir do câncer? Há vários comportamentos importantes para serem adotados por cada um de nós, em diferentes fases da vida, e que previnem o aparecimento do câncer, são estes (2):

• Não fumar;
• Receber as vacinas para prevenir a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e vírus da hepatite B;
• Evitar a obesidade, o consumo abusivo de álcool e o sedentarismo;
• Procurar saber se a profissão que exerce traz riscos para saúde e evitar ou se proteger desses riscos, incluindo a poluição do ar.

Assim, obter informações adequadas sobre o câncer e mudar o comportamento de resistência ao cuidado com a própria saúde é o que precisamos fazer com urgência. Seja um multiplicador dessas importantes informações junto aos seus familiares e amigos. Comece agora mesmo, neste Dia Mundial de Luta Contra o Câncer!

Referências

1. Sung, H, Ferlay, J, Siegel, RL, Laversanne, M, Soerjomataram, I, Jemal, A, Bray, F. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 2021: 71: 209- 249. https://doi.org/10.3322/caac.21660
2. World Health Organization. WHO report on cancer: setting priorities, investing wisely and providing care for all. Geneva: World Health Organization; 2020. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. http://apps.who.int/iris
3. Instituto Nacional de Câncer. O que é câncer. Rio de Janeiro: INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer
4. Instituto Nacional de Câncer. Como se comportam as células cancerosas? Rio de Janeiro: INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer

Autora

edvane

 

Edvane Birelo Lopes De Domenico
Professora Associada, Livre-Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, EPE-Unifesp. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE (CNPq). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo/Unifesp. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer. Ambulatório de Oncologia do HU2 - Unifesp. Mais inform ações: clique aqui

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página