Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Discentes da Tecnologia Oftálmica da EPM promovem difusão tecnológica e inovação social

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 20h38 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 20h38 | Acessos: 21621

Os acadêmicos epemistas foram responsáveis por capacitar colaboradores do Lar das Moças Cegas

Por Loane Carvalho

Oftalmo 1

Alunos do Grupo de Ergonomia Visual, Tecnologia & Design Assistivo e Sistemas de Precisão da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) ministraram curso de capacitação aos colaboradores do Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais – Lar das Moças Cegas (LMC), em Santos.

Aproveitando o mês de recesso estudantil, os graduandos Helder Luiz Bachiega e Caroline Cordeiro – acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia Oftálmica da EPM, aplicaram o curso de capacitação em Impressão 3D para elaboração de material didático, pedagógico e museológico, sob a coordenação e supervisão de Vagner Rogério dos Santos, docente do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/Unifesp.

As aulas aconteceram nos dias 17 e 18 de julho de 2019, das 8h às 17h, para 20 colaboradores das áreas de Pedagogia, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação. A capacitação tem o objetivo de auxiliar na implementação do núcleo de elaboração de material pedagógico e museológico, agregando mais uma linha de serviços e produtos que podem ser vendidos para escolas, museus, universidades, órgãos públicos, entre outros.

“A ideia é mostrar a versatilidade de projetos que essa tecnologia proporciona, principalmente para o público-alvo aqui, o deficiente visual, que sente o mundo pelo tato”, afirma Helder.

Para Caroline, o céu é o limite em termos de criatividade. “Hoje em dia já são feitas próteses em clínicas de amputados ou, para o setor pedagógico da instituição, o foco seja nos brinquedos… Tendo o projeto, dá para criar.”

  

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

As inscrições para as Chamadas de 2024 do CNPq estão abertas

Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Fim do conteúdo da página