Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudo da Unifesp identifica alterações na retina como consequência da covid-19

Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 17h57 | Acessos: 24142

O novo coronavírus pode provocar lesões anatômicas na retina, sob o risco de alterações oftalmológicas

Por Denis Dana

pesquisa retina covid portal

 

O avanço dos estudos sobre a covid-19 tem trazido como descobertas diversas consequências da presença do vírus em diferentes partes do corpo. Num estudo inédito, publicado recentemente no periódico inglês The Lancet, o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, em conjunto com o Instituto da Visão, identificou que o novo coronavírus também pode provocar lesões anatômicas na retina, sob o risco de alterações oftalmológicas.

Até a publicação do estudo, o conhecimento era de que a manifestação da covid nos olhos se dava apenas pela conjuntivite. A descoberta foi possível após avaliação de 12 profissionais da saúde entre 25 e 69 anos, todos infectados com o novo coronavírus. “Examinamos as estruturas oculares dessas pessoas entre os dias 11.º e 35.º de infecção. Embora não tenha havido reclamação com relação à visão, os exames de fisiologia de retina revelaram alterações, lesões anatômicas que podem ter um correspondente funcional”, explica o professor da EPM/Unifesp Rubens Belfort Jr., um dos responsáveis pelo estudo.

Para o exame ocular dos pacientes, foram realizadas tomografia de coerência óptica (OCT), uma técnica de imagem não invasiva capaz de demonstrar alterações subclínicas da retina em condições sistêmicas como diabetes, doença de Parkinson e Alzheimer, além de infecções virais. “Nessa espécie de fotografia, identificamos lesões junto às células ganglionares. Essas células existem também no sistema nervoso central e são importantes no suporte às funções neurológicas. Alguns pacientes também apresentaram micro- hemorragias ao longo das arcadas retinianas”, descreve Belfort.

Após identificar essas alterações, o estudo terá sequência com o acompanhamento desses pacientes e de novos testes. “Apesar de a acuidade visual e os reflexos pupilares estarem normais em todos os olhos examinados, sem sinais e sintomas de inflamação intraocular, as lesões na retina demonstram associação delas com a covid. Mais além, os achados em células ganglionares podem estar associados a manifestações microvasculares ou de sistema nervoso central, correlacionando o novo coronavírus às alterações e sequelas no sistema nervoso”, conclui o professor da Unifesp.

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página