Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Homenagem à Brasília Maria Chiari

Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 15h06 | Acessos: 9400

Falar da Professora Brasília é falar da Fonoaudiologia em toda sua essência. Sua preocupação em acolher e ensinar o melhor da área, sempre foi uma marca registrada.

Para qualquer um que estivesse em dúvida com alguma questão, lá estava a Profa. Brasília, em sua sala, às 7 horas da manhã, para sugerir algo e dizer que tinha certeza de que daria certo. Os pacientes eram seu bem maior, o que lhe dava forças para ser melhor a cada dia e apostar nas pessoas. Estava sempre em busca de aprimorar seu conhecimento, do novo, do inédito, e em tudo o que fazia, colocava seu tom inovador, incentivando a todos a fazerem o mesmo.

Fui privilegiada ao participar de atendimentos clínicos, aulas, discussões de casos, aniversários, puxões de orelha e inúmeros bate-papos. Também pude presenciar sua despedida amorosa... Uma verdadeira lição de vida! 

Formar, ensinar, compartilhar, dividir, eram palavras presentes em seu vasto vocabulário. Sem discriminar a patente de cada um, seja graduando, pós-graduando, docente, titular, médico, pai, mãe, irmão, amigo ou paciente, ela conseguia atingir os sentimentos mais profundos, capazes de despertar a mudança necessária para seguir em frente e enfrentar a vida. 

Tenho certeza de que todos que tiveram a oportunidade de conviver ou compartilhar alguma experiência com ela, receberam valores de ética, respeito, humildade e solidariedade. Uma de suas principais características era a de validar o trabalho do outro, como verdadeira mestra. Tinha à sua frente, pessoas “ditas difíceis”, patologias “ditas complexas”, famílias “ditas desestruturadas” e com muita calma, paciência, simplicidade e sabedoria, dizia: “Vamos pôr ordem. Vai dar certo!”  

Jamais escolheu alguém. As pessoas a escolhiam. Ninguém era obrigado a nada, desde que não pedisse ajuda a ela, pois aí sim, ela não daria trégua até que o objetivo fosse alcançado. Recordo-me claramente do orgulho que ela sentia ao ver seus alunos conquistando um título, o ingresso numa universidade, um novo emprego, a alta ou mesmo a melhora de um paciente ou a tão sonhada publicação de seu artigo. Hoje, sei que se muitos de nós, fonoaudiólogos de todo Brasil, conseguimos essa conquista, foi porque tivemos a Profa. Brasília ao nosso lado! E o que mais dizer desta grande mulher, amiga, ser humano e profissional? Só nos resta dizer:...

Brasília querida, gratidão por ter marcado nossa vida com sua linda presença! Você sempre terá um espaço muito especial no nosso coração!

 

Profa. Dra. Silvana Bommarito
Chefe do Departamento de Fonoaudiologia
Docente da Disciplina Integrada de Motricidade Orofacial, Disfagia e VozProfa.
Associada do Departamento de Fonoaudiologia
Escola Paulista de Medicina - Unifesp/EPM 

brasilia

 

Brasília Maria Chiari


Professora Titular aposentada de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Foi agraciada com vários títulos: doutora Honoris Causa pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL (2009), ex-aluna de destaque da Universidade de São Paulo - USP, professora homenageada e paraninfa de várias turmas do Curso de Fonoaudiologia da EPM/Unifesp. Recebeu o Prêmio Mérito Fonoaudiológico e foi destaque da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Foi parecerista ad hoc de importantes órgãos de pesquisa, como CAPES e CNPq, também em vários periódicos nacionais CoDAS (Communication Disorders, Audiology and Swallowing) da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da ACR (Audiology - Communication Research), da Academia Brasileira de Audiologia, Revista Distúrbios da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e membro do corpo editorial da Revista Mundo da Saúde da Faculdade São Camilo. Tem mais de 150 publicações em periódicos nacionais e internacionais, publicou 3 livros e 17 capítulos em livros, orientou 48 alunos de mestrado, 30 de doutorado e 2 pós-doutorados pelo Programa de Pós-Graduação dos Distúrbios da Comunicação Humana, da EPM/Unifesp. Atuou nas áreas de linguagem-audição, reabilitação. Foi membro eleito da Comissão de Avaliação área 21 do CNPQ, assessora da Pró-Reitoria de Administração da Unifesp (nov/2009 a mar/2012), sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, membro da Comissão de Livre Docência da EPM/Unifesp - portaria 2548 de 20/12/2007, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (2003-2006) e (2006 a 2009) até 2018 da Unifesp, vice-chefe do Departamento de Fonoaudiologia (2003-2009) da EPM/Unifesp. Atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana/Fonoaudiologia da EPM/Unifesp, responsável pela Disciplina de Prática Clínica em Linguagem nos Déficits de Audição para o mestrado e doutorado.                           

13/04/2022

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Inscrições Subcomissão de Desenvolvimento

Prazo até 25 de junho

Central de Serviços e Suporte (CSS) de TI entra em operação hoje, dia 20 de junho

Participe da live, dia 20 de junho às 15h 

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Você conhece as principais formas de violência contra a pessoa idosa?

Fim do conteúdo da página