Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Disciplina de Geriatria e Gerontologia, em parceria com a Abramet e apoio da SBGG, lança "Manual da Pessoa Idosa Condutora"

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 16h25 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 10h44 | Acessos: 7528

A cartilha inédita oferece informação científica atualizada e de grande relevância para orientar o(a) condutor(a)

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Como garantir à pessoa idosa autonomia e segurança para manter a direção veicular, aumentando sua qualidade de vida e a confiança de seus familiares? Para responder a essa e outras perguntas, a Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), numa iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), realizou um amplo estudo e consolidou, em uma cartilha inédita, dirigida ao motorista acima de 60 anos e seus familiares.

De autoria da médica Vitória Arbulu Pitol, residente de geriatria da EPM, sob orientação da geriatra Fânia Cristina dos Santos, médica da Disciplina de Geriatria da EPM, e do médico do tráfego Áquilla dos Anjos Couto, o documento "Manual da Pessoa Idosa Condutora" é publicado em meio às ações do Maio Amarelo, movimento nacional para conscientizar e engajar a população a respeito da prevenção de sinistros de trânsito. “Com esse manual, queremos reforçar a autonomia e liberdade desse motorista para que possam fazer o que desejar com segurança”, destacou a orientadora do projeto. 

 

MANUAL DA PESSOA IDOSA CONDUTORA

Capa do manual. Imagem: Reprodução

 

Em suas 16 páginas, o manual traz linguagem direta e amigável, com uma apresentação que captura a atenção do leitor. Temas de grande relevância para o ato de dirigir, como o uso de medicações e consumo de álcool são abordados de forma pedagógica. O documento também traz dicas para uma direção segura, como o cuidado com o sono e a alimentação, atenção à saúde, com visitas periódicas ao oftalmologista, por exemplo. A cartilha traz, ainda, dicas para a correta manutenção dos veículos e para o trânsito do pedestre com idade.

 

Clique aqui e conheça o manual da pessoa idosa condutora


*Com informações da Abramet  e da SBGG

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

As inscrições para as Chamadas de 2024 do CNPq estão abertas

Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Fim do conteúdo da página