Scientific Reports publica estudo com participação de docente da EPM sobre tendências da obesidade projetada em adultos brasileiros

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 08h39 | Acessos: 21975

Docente do Departamento de Medicina Preventiva integra o projeto que aponta que a obesidade pode atingir três em cada 10 adultos até 2030.

Foram examinadas as tendências temporais e a epidemia de obesidade projetada em adultos brasileiros entre 2006 e 2030 por sexo, raça/cor da pele, escolaridade e capitais. O peso corporal e a altura autorreferidos de 730.309 adultos (≥ 18 anos) foram coletados por entrevista telefônica entre 2006 e 2019. Um modelo de regressão logística multinomial foi usado para predizer a prevalência das categorias de índice de massa corporal (IMC) como função do tempo até 2030. A prevalência de obesidade aumentou de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019. A prevalência projetada para 2030 é estimada em 68,1% para sobrepeso, 29,6% para obesidade e 9,3% para obesidade classes II e III. Estima-se que mulheres, negros e outras etnias minoritárias, adultos de meia-idade, adultos com  ≤ 7 anos de escolaridade e nas capitais do Norte e Centro-Oeste tenham maior prevalência de obesidade até 2030. Os achados indicam um aumento sustentado da epidemia de obesidade em todos as subgrupos sociodemográficos e em todo o país. A obesidade pode atingir três em cada 10 adultos até 2030.

Integra o projeto o professor Leandro Fornias Machado de Rezende do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina - EPM/Unifesp

Link para o artigo

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Origem da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo, atual Escola Paulista de Enfermagem