Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Manutenção do Uso de Máscara e demais medidas de prevenção para Covid-19 no Campus São Paulo – Unifesp

Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 15h43 | Acessos: 15057

 

Nota Técnica 27

No Brasil, os casos novos e mortes por covid-19 estão diminuindo. Porém, há duas semanas, vários países da Europa, incluindo Alemanha, França, Suíça e Reino Unido, estão experimentando uma nova onda de covid-19 com aumento das internações e mortes. Acrescentamos a tudo isso, o que está acontecendo na China, que vem enfrentando surtos em duas de suas cidades mais populosas, Xangai e Shenzhen, além de Hong Kong e todo o país poderá ser afetado.

Durante a pandemia, novas ondas iniciaram-se na Europa e na Ásia e chegaram ao Brasil. Não é difícil entender, pois estamos em um mundo globalizado e muitas pessoas viajam para os grandes centros brasileiros, populosos, como São Paulo. Preocupação adicional com os festejos de carnaval no mês de abril e as recomendações dos gestores em flexibilizar as medidas de prevenção como a retirada das máscaras em locais fechados. Infelizmente, estas recomendações, criam uma mentalidade na sociedade de que a pandemia acabou, o que não corresponde à verdade.

As causas para estes novos aumentos de covid-19 são multifatoriais, mas estão certamente relacionadas à flexibilização das medidas de prevenção. A variante ômicron BA.2 é conhecida por ter maior transmissão, pelo menos cerca de 30% a mais do que sua linhagem próxima, ômicron BA.1. Com a flexibilização das medidas de prevenção e a diminuição da proteção da imunidade pela vacinação, o coronavírus Sars-CoV-2 consegue um ambiente favorável para transmissão. Sendo assim, enfatizamos a importância de manter as medidas de prevenção contra a covid-19 em todo o Campus São Paulo:

1. Todos os frequentadores do Campus São Paulo devem estar com a vacinação para covid-19 atualizada com as três doses. Dados da África do Sul e do Reino Unido demonstram que a eficácia da vacina contra a infecção pela variante ômicron com duas doses da vacina de mRNA (ex. Pfizer) é de aproximadamente 35%. Uma dose de reforço (terceira dose) restaura a eficácia da vacina contra a infecção para 75%. Além Manutenção do Uso de Máscara e Demais Medidas de Prevenção para Covid-19 no Campus São Paulo – Unifesp disso, a vacinação para covid-19 diminui o risco de doença grave, hospitalização e morte pela doença. Não deixe de atualizar a vacinação e apresentar o seu certificado ao órgão de vínculo!

2. O uso de máscara continua OBRIGATÓRIO em todos os ambientes do Campus São Paulo, não tirem a máscara durante as atividades;

3. No refeitório e restaurantes, o horário de almoço deve ser reduzido ao mínimo necessário para realizar a refeição;

4. Manter o distanciamento entre as pessoas;

5. Durante a refeição não converse, pois você estará sem máscara;

6. Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool-gel;

7. Mantenha limpo seu ambiente de trabalho como teclado, mesa etc.;

8. Não venha trabalhar se teve febre (>37,8°C) ou sintomas gripais (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar) dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar. Se apresentar sintomas de síndrome gripal, procure o Serviço Médico para orientação e conduta.

Estamos acompanhando diariamente os indicadores nacionais e de São Paulo da covid-19 e mantendo a redução de novos casos, pretendemos flexibilizar primeiro a ocupação dos anfiteatros, se possível a partir de abril. Porém, a retirada da máscara em salas de aula e demais ambientes fechados será avaliada com muito cuidado e após a pandemia estar controlada.

Todos estamos empenhados para que o retorno das atividades presenciais seja um sucesso e reavaliaremos a flexibilização das medidas de acordo com o cenário epidemiológico.

 

Comitê de Retorno Seguro do Campus São Paulo - Unifesp

Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do HSP - Unifesp

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Categoria:

Inscrições Subcomissão de Desenvolvimento

Prazo até 25 de junho

Central de Serviços e Suporte (CSS) de TI entra em operação hoje, dia 20 de junho

Participe da live, dia 20 de junho às 15h 

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Você conhece as principais formas de violência contra a pessoa idosa?

Fim do conteúdo da página