Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisadoras do DIS/EPM apresentam inovação em educação tecnológica na saúde no seminário "Papel da Universidade nos Avanços da Educação e da Ciência"

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2024, 18h33 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2024, 10h29 | Acessos: 277

Evento abordou a importância da interdisciplinaridade e das estações de tecnologia na formação de futuros profissionais de saúde

No dia 6 de novembro de 2024, o Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (DIS/EPM) marcou presença no seminário "Papel da Universidade nos Avanços da Educação e da Ciência", realizado no Anfiteatro Térreo da Reitoria da Unifesp, em São Paulo. O evento reuniu pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir inovações e temas emergentes em educação e ciência, com foco em iniciativas interdisciplinares e em parcerias nacionais e internacionais.

Durante o evento, os pesquisadores do DIS/EPM apresentaram o trabalho intitulado "Estações de Tecnologia para Inovação em Saúde", um projeto desenvolvido pelo GT Tecnologia, Informação e Educação em Saúde do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC), que é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Bandiera-Paiva, com a vice-coordenação da Profa. Dra. Claudia Galindo Novoa e com a participação da Dra. Linda Bernardes, coordenadora do Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde (LABDIS). O projeto busca criar um ambiente interdisciplinar com “Estações de Tecnologias” que possibilitam aos alunos e profissionais experimentar, aprender e aplicar novas tecnologias na área da saúde, promovendo a educação, o empreendedorismo científico e a inovação. “A iniciativa marca o início de um esforço para reunir e motivar outros pesquisadores do DIS e da Unifesp a se engajarem neste importante GT, ampliando a visibilidade de nosso trabalho, incentivando a interdisciplinaridade e contribuindo para a formação dos profissionais do futuro”, ressaltou a Profa. Claudia.

Principais Benefícios

O projeto visa proporcionar uma série de benefícios para estudantes, profissionais e a comunidade acadêmica em geral, incluindo:

  • Acesso a tecnologias emergentes: Promove o contato direto com ferramentas e soluções de ponta, preparando os profissionais para o futuro da saúde digital.
  • Parcerias estratégicas: Facilita colaborações com empresas e instituições acadêmicas, criando uma rede de conhecimento e inovação.
  • Educação e empreendedorismo científico: Incentiva uma mentalidade empreendedora e a aplicação prática do conhecimento científico.
  • Desenvolvimento de habilidades em inovação e criatividade: Capacita os participantes a resolver problemas de forma criativa e inovadora, essenciais para o setor da saúde.

Estrutura do Projeto

A estrutura do projeto é composta por diferentes estações de tecnologia, cada uma voltada para uma área específica de inovação em saúde:

  • Estação de prototipagem e impressão 3D: Focada na criação de dispositivos personalizados para uso em saúde.
  • Estação de aprendizado de máquina e IA: Desenvolvida para fomentar o uso de inteligência artificial na análise de dados e tomada de decisões clínicas.
  • Estação software house: Voltada ao desenvolvimento de software específico para saúde, com ênfase na criação de aplicativos e soluções digitais.
  • Estação de simulação clínica: Ambiente que simula práticas médicas e hospitalares, permitindo o treinamento seguro de profissionais.
  • Estação de telessaúde: Suporte para consultas e acompanhamentos a distância, integrando soluções para atendimento remoto.
  • Estação de educação à distância: Oferece estrutura para ensino online, ampliando o acesso à educação em saúde.

ieacImagem: Poster apresentado no congresso

O seminário destacou ainda a importância da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento e o papel da universidade na promoção de avanços científicos e educacionais.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

As inscrições para as Chamadas de 2024 do CNPq estão abertas

Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Fim do conteúdo da página