Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Alunos(as) participam de treinamento no CNPEM (Divulgação/CNPEM)
Sete pesquisadores(as) da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) participaram, entre os dias 26 de fevereiro e 1.º de março, da primeira turma do treinamento para trabalho em laboratórios de alta contenção biológica do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM). A capacitação foi realizada no Laboratório de Treinamento em Biossegurança do CNPEM, espaço que simula um laboratório Nível de Biossegurança 3 (NB3).
Nesse treinamento, pesquisadores externos são capacitados para operar em laboratórios destinados à manipulação de agentes patogênicos que apresentam alto grau de transmissibilidade, tudo sob a supervisão de profissionais especializados - que conduzem avaliações individuais sobre os protocolos de biossegurança.
Os pesquisadores que concluíram a primeira turma do Programa de Treinamento e Capacitação em NB3 do CNPEM estão atualmente envolvidos em projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado que lidam principalmente com o agente etiológico Sars-CoV-2, entre outros. Este vírus, classificado como de classe de risco III, requer manipulação em laboratórios de nível de biossegurança 3.
Da Unifesp, participaram Ana Paula Chaves, Brenno Fernandes, Cristina Peter, Simone Ravena, Danilo Mendonça, Beatriz Moreira e Márcia Duarte.
*Com informações do site do CNPEM.
Redes Sociais