Árvore em homenagem ao Prof. Manoel Girão

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 10h17 | Acessos: 12550

Muda de plátano escolhida por sua história e simbologia foi plantada na Atlética

O reconhecimento aconteceu, no dia 21 de novembro, na Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto (AAAPB), com a presença dos Professores, Nelson Sass (reitor da Unifesp), Ramiro Anthero de Azevedo (Diretor do Campus São Paulo), Fulvio Alexandre Scorza (Diretor da Escola Paulista de Medicina) e José Luiz Gomes do Amaral (Diretor da Associação Paulista de Medicina e docente do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina) que efetuaram o plantio de uma muda do Plátano, descendente da espécie trazida da ilha grega de Kos.

Segundo a tradição, era sob a sombra dessa árvore que Hipócrates - mestre grego considerado o “pai da Medicina” - ensinava o ofício a seus discípulos, há mais de 2.500 anos. Uma árvore cheia de história e simbologia.

Foi entregue também, o prêmio Prof. Getúlio Rabelo à Atlética e um banco ao lado do plátano, em homenagem ao Prof Girão, para a Dra Sineida Girão.

Parabéns aos organizadores e à Atlética! Que a árvore cresça forte em nosso solo e a homenagem eternize o Prof Girão!

O que é plátano?

Plátano é o nome popular da espécie Platanus ocidentalis, podendo chegar a 40 metros de altura e 3 metros de diâmetro. É nativa da Europa e possui ciclo de vida perene.

A casca dessa planta apresenta cores de tons cinzas mesclados com branco, castanho e verde. A folha de plátano é palmatilobada de cor verde e que muda de cor no outono, assumindo tons vermelhos bordô, algo realmente lindo de se ver.
A árvore plátano possui uma inflorescência do tipo umbela. Cada pedúnculo floral dá origem a pelo ao menos 3 frutos. Esta planta é utilizada com objetivos de ornamentação, principalmente em parques e jardins na Europa.

Esta árvore longeva tem características rústicas, resistindo aos mais diferentes climas frios ou quentes, secos ou úmidos, o que é uma grande vantagem para o seu cultivo.

Existem diferentes espécies de plátanos, sendo alguns produtores de frutos com importância econômica, principalmente nas regiões da África. Os mais conhecidos são os plátanos da terra, terrinha e da Angola. Embora o plátano para jardins urbanos seja cultivado apenas para uso ornamental, existem estas outras cultivares.

Fonte: Agro20 https://agro20.com.br/platanos/

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Os 40 anos do HIV/Aids

A luta contra o HIV é um desafio diário

Doação de corpos: um manifesto em vida para o progresso da ciência

Veja como doar seu corpo pode lhe dar uma segunda vida e salvar outras pessoas.

Doe sangue e faça parte dessa corrente de solidariedade pela vida

Ser um herói está ao seu alcance!

CAISM recebe visita do secretário estadual de Saúde

Acompanhado pelo reitor Nelson Sass, Jean Gorinchteyn conheceu as dependências do serviço...