Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Plataforma da Unifesp auxilia na comunicação entre profissionais da atenção básica

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 13h14 | Acessos: 1269

Telessaúde esclarece dúvidas dos trabalhadores da área da saúde

telessaude portal

Por Paula Garcia

O Núcleo do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes é uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead/Unifesp), e o Ministério da Saúde, compondo atualmente a Estratégia de Saúde Digital como forma de expansão e melhoria da rede de serviços, sobretudo da atenção primária à saúde (APS), fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio da plataforma Pegasus Vídeo, software que está em processo de registro pela Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits/Unifesp), é possível a comunicação entre os profissionais da atenção básica por meio de teleconsultorias, facilitando as interações e o esclarecimento de dúvidas. “Avaliamos a escalabilidade do atendimento da população em geral por meio de teleorientação e do telemonitoramento. No momento, a nossa comunicação em saúde com a população é por meio do site e das redes sociais. Nossa página tem mais de 185 mil acessos mensais; somos o primeiro colocado na busca do Google para os termos epidemia, pandemia, estado de emergência, segundo colocado para surto e terceiro colocado para lockdown e qual máscara usar”, comenta Claudia Novoa, docente no Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e coordenadora geral do Núcleo de Telessaúde.

telessaude portal 2

No ano passado foram contabilizadas mais de 1.300 teleconsultorias e esse ano o número de atendimentos já soma 650 para as mais diversas áreas da saúde, vindos de 53 municípios do Estado de São Paulo. O núcleo também já realizou mais de 160 horas de vídeo com discussão de casos entre profissionais de saúde da rede de atenção básica e já formou cerca de 2.300 estudantes em cursos de extensão em ensino à distância.

Acesse informações sobre saúde, editais de cursos gratuitos e as plataformas para profissionais da saúde nos sites https://www.telessaude.unifesp.br/ e http://pegasus.telessaude.unifesp.br.

 

 

 

Categoria:

Ambulatório de Urologia adota medidas de atendimento durante pandemia

Adaptações foram feitas para atender durante a pandemia de Covid-19

Unifesp é a quinta melhor universidade da América Latina

Instituição subiu uma posição em relação ao ano passado

Mesa discutirá aspectos da saúde mental

Debate abordará relação entre saúde mental no contexto da atual pandemia

Agende as palestras do Congresso Acadêmico Unifesp 2020

Plataforma de agendamento está disponível no novo site do evento

Fim do conteúdo da página