Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Prêmio SBBq 2023
Nos dias 3 a 6 de junho, ocorreu a 52a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular em Águas de Lindóia, São Paulo. Este evento foi marcado pela apresentação de trabalhos de diversas áreas do conhecimento, envolvendo alunos da graduação e pós-graduação de Universidades do Brasil inteiro.
Durante o congresso, o aluno de graduação do curso de Informática em Saúde, Miguel A. N. Garcia, da Escola Paulista de Medicina, recebeu o prêmio de melhor pôster pelo seu trabalho intitulado "YEATS Domains: Identification and Characterization in Leishmania mexicana". O trabalho de iniciação científica vem sendo desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular de Patógenos do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, sob a orientação do Prof. Dr. Nilmar Moretti, e financiado pela FAPESP (Processo 2021/04748-6).
O projeto tem como objetivo a caracterização de dois genes previamente identificados em Leishmania mexicana, que desempenham papéis na maquinaria de crotonilação, uma modificação pós-traducional. Essa modificação é descrita como reguladora de processos fundamentais em outros patógenos. A elucidação do papel desses genes nesse patógeno específico tem o potencial de abrir portas para futuros alvos terapêuticos e vacinais, além de aprimorar o conhecimento dos mecanismos de adaptação e regulação gênica em Leishmania mexicana.
Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Redes Sociais