Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Setor especializado ajuda a restabelecer e equilibrar a saúde dos pacientes com diabetes

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 21h44 | Acessos: 69901

Novembro é o mês de conscientização da doença

No Brasil há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). E mais da metade dessas pessoas desconhece que tem a doença. No mês de Conscientização do Diabetes, apresentamos o Centro de Diabetes da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (CDM/EPM/Unifesp) – serviço especializado que completa 23 anos de atividades aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com diabetes mellitus.

 

A assistência

Os pacientes recebem uma assistência multidisciplinar, centralizada, otimizada e documentada.

Nos seus diferentes ambulatórios, contempla assistência ao diabetes do tipo 2 e do tipo 1 adulto, diabetes associado à insuficiência renal crônica e transplantes renal e/ou  pancreático; diabetes monogênico, diabetes gestacional, diabetes da criança e do adolescente, tecnologia em diabetes (bomba de infusão de insulina, automonitoração glicêmica) e um setor capacitado para o desenvolvimento de protocolos clínicos relacionados a novas práticas terapêuticas para o diabetes melito.

Paralelamente, o Centro de Diabetes serve de base para as investigações clínicas em diabetes na Unifesp/EPM.

 

Serviço de referência

O Centro de Diabetes funciona em tempo integral, com a participaçao de  alunos da graduação do curso médico e de enfermagem da Unifesp, residentes e pós-graduandos. E, também tem colaborado para a reciclagem para médicos e outros profissionais de saúde municipais, estaduais e nacionais interessados nesta área de atuação.

O CDM serve como referência para os hospitais municipais, estaduais e federais, atendendo exclusivamente pacientes do SUS. Atualmente, estão cadastrados aproximadamente 5000 pacientes com diabetes do tipo 2 e 1000 pacientes com diabetes do tipo 1.

 

Expansão das atividades

Há dois anos, o Centro de Diabetes teve uma expansão nas suas atividades com os ambulatórios da Disciplina de Endocrinologia da EPM/Unifesp, e no momento desenvolve atividades também relacionadas à neuroendócrino, tiroide, adrenais e gônadas, metabolismo ósseo e obesidade, alterando a nomenclatura para Centro de Diabetes e Endocrinologia da Unifesp.

 

conceito de diabetes

O que é o Diabetes Mellitus?

Diabetes Mellitus (DM), comumente denominado de diabetes é uma condição crônica caracterizada pela hiperglicemia (glicose elevada no sangue), que ocorre quando o organismo não produz insulina ou em quantidade suficiente ou não é capaz de utilizar a insulina produzida adequadamente.

1. Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose. A glicose é transportada para o sangue;

2. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia;

3. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas;

4. Quando o nível de glicose é excessivo no organismo, ocasiona o diabetes, que é a hiperglicemia. 

diabetesm

Crédito: Novartis Saúde

 

Os tipos de DM

Existem basicamente três tipos da doença:

  • Diabetes tipo 1, que normalmente é diagnosticado na infância e adolescência. Representa cerca de 10% dos pacientes e trata-se de uma reação autoimune do corpo, que passa a atacar as células do pâncreas. Assim, o órgão deixa de produzir a insulina — hormônio que leva a glicose (o açúcar dos alimentos) do sangue ao interior das células para ser transformada em energia.

  • Diabetes tipo 2, normalmente é diagnosticado na pessoa adulta, em geral após os 40 anos, e costuma estar associado à obesidade e ao sedentarismo. Envolve os outros 90% de pacientes. O excesso de gordura no organismo causa uma resistência à insulina, dificultando o trabalho do pâncreas, que pode entrar em colapso.

  • Diabetes gestacional, que costuma surgir na gravidez em mulheres com predisposição (principalmente entre o 2º e 3º trimestre). Pode persistir ou não depois do parto e ocorre entre 5 a 10% das gestações.

 

O que ocorre no corpo do diabético?

 diabetes normal

Funcionamento normal - O pâncreas é estimulado a produzir insulina quando os alimentos são ingeridos. A insulina transporta a glicose pelo sangue e a carrega para dentros das células, onde será transformada em energia. (Arte/VEJA)

 

diabetes tipo1

Pessoa com diabete tipo 1 - o pâncreas deixa de produzir a insulina, o que impede que a glicose chegue às células, ficando sem combustível para produzir energia. (Arte/VEJA)

diabetes tipo2

Pessoa com diabete tipo 2 - o excesso de gordura no organismo prejudica a ação da insulina, o que faz com que a glicose não entre na célula para produção de energia. O pâncreas começa a produzir mais insulina, até ficar sobrecarregado e começar a falhar. (Arte/VEJA)

 

Complicações do diabetes

As complicações do diabetes mellitus são classificadas em agudas e crônicas.

Agudas

  • Hiperglicemia (nível alto de glicose no sangue)
  • Hipoglicemia (nível baixo de glicose no sangue)
     

Crônicas

  • Nefropatia (lesão ou doença do rim)
  • Retinopatia - lesão da retina (estrutura transparente e sensível à luz, localizada na parte posterior do olho)
  • Neuropatia (doenças ou problemas no funcionamento dos nervos)
  • Macrovascular (infarto agudo do miocárdio, AVC, etc.)

A principal medida para evitar o surgimento e a evolução dessas complicações é o controle da glicose no sangue. Manter um bom controle da pressão arterial, perder peso, evitar álcool e tabaco, comer alimentos saudáveis e nutritivos e praticar exercícios regularmente também ajudam a prevenir as complicações do diabetes. Buscar orientações de profissionais, realizar exames periódicos e seguir o tratamento corretamente fazem parte do conjunto de cuidados para reduzir o risco de complicações.

complicacoes

Crédito: Novartis Saúde

 


sergioPor Sergio Atala Dib

Professor Titular da Disciplina de Endocrinologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Graduado em Medicina (EPM/Unifesp, 1975), Residência Médica em Clínica Geral (EPM/Unifesp), 1976-1977) e em Endocrinologia (EPM/Unifesp, 1977-1978), título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (1978), Mestrado em Endocrinologia (EPM/Unifesp, 1981), Doutorado em Endocrinologia Clínica (EPM/Unifesp, 1985), Pós-doutorado no Setor de Imunologia da Joslin Clinic afiliada à Harvard Medical School em Boston (MA-EUA, 1987). É professor orientador em nivel de Mestrado e Doutorado do curso de Pós-Graduação em Endocrinologia e Ciências Endocrinológicas da Disciplina de Endocrinologia (EPM/Unifesp) desde 1990 e do curso de Pós-Graduação em Medicina Translacional do Departamento de Medicina (EPM/Unifesp) desde 2010. Outras informações, clique aqui

 

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página