Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tecnologia educacional digital para a gestão de cuidados

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 15h02 | Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 17h41 | Acessos: 15194

Para nós do Departamento de Informática em Saúde – DIS, a informação é o principal objeto de nossa área e transcende o computador ou o sistema informático.

Nessa perspectiva, a nossa colaboradora e docente Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia assumiu a coorientação da pesquisa de mestrado intitulada Tecnologia educacional digital para a gestão de cuidados dos pés de pessoas com diabetes mellitus.


A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Monica Antar Gamba, enfermeira como a pesquisadora Maria Alice Moreira Torres Santiago. Profa. Rita Maria contribuiu fortemente com a perspectiva pedagógica e da educação a distância.

Diabetes mellitus é responsável por 70% das amputações de membros inferiores, procedimento cirúrgico evitável em, ao menos, 40% dos casos (Indo até 85%). Os profissionais de Enfermagem costumam ter o primeiro acesso às pessoas com o agravo oriundo da diabete mellitus. Com a perspectiva de qualificar o primeiro acesso feito pelo profissional de enfermagem, o curso de formação desenvolvido, analisado e validado, foi objeto da pesquisa cujos resultados são compartilhados no artigo publicado na REBEN – Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 74.

Assegurar que a informação apropriada e o conhecimento qualificado chegue aos profissionais de saúde de forma fácil, abrangente, rápida, confiável e curada é extremamente importante para a saúde coletiva e para o diminuição dos gastos públicos com cirurgias que podem ser evitadas. A pesquisa traz alternativas que diminuem os custos provindos da deterioração da condição de saúde, uma vez que esses são sempre maiores do que a prevenção no momento apropriado.

O artigo é valioso tanto na perspectiva do tratamento da doença quanto para a difusão da informação por meio de cursos oferecidos na modalidade a distância (EaD).

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

As inscrições para as Chamadas de 2024 do CNPq estão abertas

Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Fim do conteúdo da página