Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Trabalho da EPM/Unifesp vence Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 08h54 | Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 08h54 | Acessos: 60915
imagem sem descrição.

Técnica utilizada conseguiu, pela primeira vez no Brasil, sequenciar diretamente o RNA do Sars-CoV-2

 

Por Daniel Patini

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores(as) da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo venceu o Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021, na categoria Genômica. O estudo, intitulado Sequenciamento direto do RNA de Sars-CoV-2 revela os sítios m6A e potenciais diferenças na metilação de sequências DRACH dos variantes, foi escolhido após análise do júri técnico-científico, entre dezenas de projetos. O artigo científico foi publicado, em outubro de 2021, na revista Viruses.

A técnica utilizada pela pesquisa conseguiu, pela primeira vez no Brasil, sequenciar diretamente o RNA do Sars-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Ela permite mapear o genoma viral com aproximadamente 25 vezes mais resolução do que os métodos convencionais de sequenciamento. Assim, é possível ter uma noção mais precisa da biologia do patógeno e de como seu genoma está evoluindo. Leia mais aqui.

Os(as) autores(as) do estudo premiado são: João Henrique Coelho Campos, que concluiu seu doutorado em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da EPM/Unifesp; os(as) docentes do DMIP Luiz Mario Ramos Janini, Carla Torres Braconi e Juliana Terzi Maricato; e os coordenadores do Centro de Bioinformática Médica da EPM/Unifesp, Fernando Antoneli e Marcelo R. S. Briones.

"Em nome da nossa equipe, fico honrado com esse reconhecimento. É a primeira vez que um trabalho da Unifesp recebe esse prêmio, que é o principal em inovação médica no país e que é organizado pela maior rede de saúde integrada do Brasil (Dasa), com curadoria do importante veículo Veja Saúde e júri composto por reconhecidos profissionais da área. Ficamos particularmente felizes pela premiação em genômica, que tem tantos pesquisadores excelentes no Brasil. Dedicamos o prêmio ao professor Manoel Girão, diretor da EPM/Unifesp recentemente falecido, pelo empenho que teve na implementação do nosso Centro de Bioinfomática Médica, onde o trabalho foi integralmente desenvolvido com financiamento da Fapesp e do CNPq", declara o professor Marcelo Briones.

PrêmioDasaVejaSaúde EQUIPE portal
Equipe de pesquisadores(as) durante a entrega virtual do prêmio

Sobre o prêmio

Prêmio Dasa de Inovação Médica com a curadoria da revista Veja Saúde busca reconhecer projetos, instituições e profissionais de saúde que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. A categoria Genômica abarca pesquisas e demais iniciativas, que têm ou terão impacto na realidade clínica, nos âmbitos da detecção, do controle e do tratamento de doenças, bem como ferramentas genéticas para melhorar o entendimento da biologia humana e a eleição de terapias.

A cerimônia virtual da premiação da edição deste ano ocorreu no dia 15 de dezembro, com transmissão ao vivo nas redes sociais e nos canais da revista Veja Saúde e da Dasa no YouTube.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

As inscrições para as Chamadas de 2024 do CNPq estão abertas

Prezados(as) pesquisadores(as), A Assessoria de Pesquisa, Parceria e Inovação da Escola Paulista de...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Fim do conteúdo da página