Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Trabalho da EPM/Unifesp vence Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 08h54 | Acessos: 27794
imagem sem descrição.

Técnica utilizada conseguiu, pela primeira vez no Brasil, sequenciar diretamente o RNA do Sars-CoV-2

 

Por Daniel Patini

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores(as) da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo venceu o Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021, na categoria Genômica. O estudo, intitulado Sequenciamento direto do RNA de Sars-CoV-2 revela os sítios m6A e potenciais diferenças na metilação de sequências DRACH dos variantes, foi escolhido após análise do júri técnico-científico, entre dezenas de projetos. O artigo científico foi publicado, em outubro de 2021, na revista Viruses.

A técnica utilizada pela pesquisa conseguiu, pela primeira vez no Brasil, sequenciar diretamente o RNA do Sars-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Ela permite mapear o genoma viral com aproximadamente 25 vezes mais resolução do que os métodos convencionais de sequenciamento. Assim, é possível ter uma noção mais precisa da biologia do patógeno e de como seu genoma está evoluindo. Leia mais aqui.

Os(as) autores(as) do estudo premiado são: João Henrique Coelho Campos, que concluiu seu doutorado em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP) da EPM/Unifesp; os(as) docentes do DMIP Luiz Mario Ramos Janini, Carla Torres Braconi e Juliana Terzi Maricato; e os coordenadores do Centro de Bioinformática Médica da EPM/Unifesp, Fernando Antoneli e Marcelo R. S. Briones.

"Em nome da nossa equipe, fico honrado com esse reconhecimento. É a primeira vez que um trabalho da Unifesp recebe esse prêmio, que é o principal em inovação médica no país e que é organizado pela maior rede de saúde integrada do Brasil (Dasa), com curadoria do importante veículo Veja Saúde e júri composto por reconhecidos profissionais da área. Ficamos particularmente felizes pela premiação em genômica, que tem tantos pesquisadores excelentes no Brasil. Dedicamos o prêmio ao professor Manoel Girão, diretor da EPM/Unifesp recentemente falecido, pelo empenho que teve na implementação do nosso Centro de Bioinfomática Médica, onde o trabalho foi integralmente desenvolvido com financiamento da Fapesp e do CNPq", declara o professor Marcelo Briones.

PrêmioDasaVejaSaúde EQUIPE portal
Equipe de pesquisadores(as) durante a entrega virtual do prêmio

Sobre o prêmio

Prêmio Dasa de Inovação Médica com a curadoria da revista Veja Saúde busca reconhecer projetos, instituições e profissionais de saúde que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. A categoria Genômica abarca pesquisas e demais iniciativas, que têm ou terão impacto na realidade clínica, nos âmbitos da detecção, do controle e do tratamento de doenças, bem como ferramentas genéticas para melhorar o entendimento da biologia humana e a eleição de terapias.

A cerimônia virtual da premiação da edição deste ano ocorreu no dia 15 de dezembro, com transmissão ao vivo nas redes sociais e nos canais da revista Veja Saúde e da Dasa no YouTube.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Hepatite misteriosa: o que especialistas dizem sobre a doença que atinge crianças pelo mundo

OMS descarta relação do surto com vacina contra Covid

Cefaleia: dores que incomodam tem soluções no dia a dia

Metade da população mundial sofre com cefaleia ao menos uma vez na vida

Estudo coordenado por Marimélia Porcionatto desenvolve modelo 3D do cérebro para estudar a ação neurológica do vírus SARS-CoV-2

Com o modelo, os pesquisadores esperam reduzir não apenas os custos em pesquisas do tipo, como o...

Fim do conteúdo da página