Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Unifesp e Prefeitura de Diadema farão Atlas Ambiental da cidade

Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 20h19 | Acessos: 17928

Levantamento de dados socioambientais auxiliará na adoção de políticas e ações de desenvolvimento sustentável para a região

 aérea diadema

Uma parceria firmada entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, viabilizará a elaboração do Atlas Ambiental da cidade. O documento permitirá a adoção de políticas prioritárias para o desenvolvimento municipal e regional, além da implementação de ações no contexto dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Com o Atlas Ambiental, a prefeitura conseguirá sistematizar e consolidar informações e indicadores relacionados à qualidade socioambiental do município em um banco de dados digital que será disponibilizado para instituições públicas e privadas, bem como para o público em geral. 

O mapeamento abrangerá dados agrupados em quatro grandes temas: meio físico, com informações sobre geologia, geomorfologia, solos, recursos hídricos, fauna, flora, biodiversidade e atmosfera; meio urbano, que abordará a evolução da cidade, qualidade do ar, áreas de riscos, resíduos, fontes poluidoras, saneamento e tratamento, bem como saúde e meio ambiente; direito ambiental e políticas públicas, com dados relacionados à história, memória e movimentos ligados à produção do espaço urbano; e educação, arte, cultura e educação socioemocional. 

“O Atlas será um importante elo com diversos setores, inclusive o educacional, já que traz, entre seus objetivos, o fomento à produção de material auxiliar visando ações de educação socioambiental, em ambientes formais e informais, estimulando o pensamento crítico e criatividade da população e promovendo a aplicação do conhecimento por estudantes, bem como por profissionais das mais diversas áreas”, explica Ana Luisa Bitencourt, professora do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, responsável por coordenar o projeto. 

O fortalecimento da relação do município com instituições que promovem educação socioambiental e os objetivos da sustentabilidade é outro foco do Atlas Ambiental, que também será importante para subsidiar tomadas de decisão pelos órgãos competentes na definição de políticas públicas. 

“Estamos orgulhosos em participar da elaboração desse Atlas Ambiental junto à Prefeitura. Afinal, ao envolver a sociedade local nas questões socioambientais do município e promover a cidadania, reforçamos o papel da universidade de realizar a produção e disseminação do conhecimento em três bases indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. É assim que aproximamos universidade da comunidade”, conclui Ana Luisa.

 diad2

Fotos: Alex Reipert

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página