Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > ENSINO > Graduação
Início do conteúdo da página

Graduação do Departamento de Pediatria

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 12h49 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 16h46 | Acessos: 6435

A atuação do Departamento de Pediatria no curso de Graduação em Medicina da UNIFESP/EPM é pautada por ações de ensino, pesquisa e extensão. As atividades contemplam diversas Unidades Curriculares do curso, em todas as séries da graduação, visando à integração dos conteúdos, à produção do conhecimento, à educação permanente e à inserção do estudante na prática profissional, proporcionando vivências com aproximação progressiva à prática médica, dentro de uma lógica de crescente complexidade e inserção em diferentes serviços – unidade básica de saúde, ambulatórios, enfermaria, emergência e neonatologia.

Matriz curricular – curso de medicina Escola Paulista de Medicina - Unifesp

Matriz Curricular

Carga horária do Departamento de Pediatria no curso de medicina: 891horas/aluno

1ª ano: 18  horas          4ª ano: 130 horas

2ª ano: 17 horas           5ª ano: 160 horas

3ª ano: 110 horas         6ª ano: 440 horas

 

1ª ANO

Módulo: Observação das Práticas Médicas

Departamento de Pediatria: 18 horas aulas teórico-práticas/aluno

Módulo: Suporte Básico de Vida

Departamento de Pediatria Setor UTI: 12 horas aulas teóricas 4 horas aulas práticas/aluno

ANO

Módulo: Semiologia Humana

Departamento de Pediatria: 01 hora aula teórica e 16 horas aulas práticas/aluno

ANO

Módulo: Semiologia Humana

.Departamento de Pediatria: 28 horas aulas téoricas e 14 horas aulas práticas/aluno

Módulo: Sistema Locomotor

·  Setor de Reumatologia Pediátrica - 6 horas, aulas teóricas e 6 horas, aulas práticas/aluno

Módulo: Sistema Hematopoiético

·  Setor de Hematologia Pediátrica - 2 horas, aulas teóricas

Módulo: Infectologia

. Disciplina Infectologia Pediátrica- 24 horas, aulas teóricas/aluno

 

ANO

Módulo: Sistema Urinário

· Setor de Nefro-Pediatria - 14 horas, aulas teóricas e 9 horas, aulas práticas/aluno

Módulo Aparelho Respiratório

· Setor de Pneumologia Pediátrica - 20 horas, aulas teóricas e 4 horas, aulas práticas/aluno

Módulo Aparelho Digestório

. Disciplina de Gastroenterologia Pediátria - 6 horas, aulas teóricas e 10 horas aulas práticas/aluno

Módulo Atenção Integral à  Saúde da Mulher e da Criança – 36 horas aulas teóricas e 40 horas aulas práticas/aluno

    ·  Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária (32 horas)

    ·  Disciplina de Infectologia Pediátrica (16 horas)

    ·  Disciplina de Nutrição e Metabolismo (8 horas)

ANO

Na quinta série, o estágio é realizado em período integral com grupos de 10 a 11 estudantes, durante quatro semanas (160 horas). De caráter predominantemente prático, 80% das atividades são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo, no Ambulatório Geral de Pediatria do Hospital Universitário e no Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) - Unifesp. A diversidade dos cenários de aprendizagem busca imergir o estudante nos diferentes níveis de atenção pediátrica ambulatorial, ampliar os conhecimentos acerca das especificidades da atenção pediátrica e integrar os conhecimentos da Saúde Coletiva e da Saúde Mental com os cuidados individuais. Nessa perspectiva, os estudantes participam da assistência à demanda  espontânea de crianças com queixas agudas e à demanda de crianças com doenças ou queixas crônicas. As atividades no Ambulatório de Pediatria Geral e no CAAA visam ampliar o conhecimento acerca das queixas mais prevalentes. As atividades teórico-práticas envolvem além de seminários, a apresentação de um trabalho em grupo, realizado em parceria com o Departamento de Informática em Saúde (DIS), e a realização de um grupo operativo semanal para discussão da relação médico-família, sob a perspectiva das especificidades dos cuidados pediátricos.

ANO

- Pronto Socorro HSP: A unidade Curricular de Emergência Pediátrica tem como objetivo principal capacitar o médico geral para reconhecer as diversas situações de risco e desenvolver habilidades práticas para o atendimento das urgências e emergências mais frequentes na faixa etária pediátrica. O estágio é realizado no setor de Urgência e Emergência Pediátrica do Hospital Universitário São Paulo, onde é possível atender casos com todos os níveis de complexidade. A duração do estágio é de aproximadamente quatro semanas distribuídas em atividades teóricas (20%) e atividades práticas incluindo plantões noturnos e finais de semana (80%).

- Hospital Municipal Vereador José Storopoli (Vila Maria)

Neonatologia Atendimento ao recém-nascido do alojamento conjunto e ao recém-nascido de médio risco internado na Unidade Neonatal do Hospital Municipal Vereador José Storopoli sob a orientação direta do docente/preceptor, realizações de plantões em sala de parto com, evolução dos recém-nascidos em alojamento conjunto e atendimento de intercorrências na Unidade Neonatal em conjunto com o neonatologista de plantão. Participação em discussões de casos e aulas teórico-práticas programadas para o estágio sob a supervisão direta do docente/preceptor. Plantões diurnos e noturnos e nos finais de semana e feriados. O aluno de plantão deve verificar os materiais de reanimação na sala de parto, realizar a anamnese das parturientes internadas na sala de parto, recepcionar o recém-nascido, encaminhar o neonato para o alojamento conjunto ou UTI neonatal, conforme indicação clínica, realizar o primeiro exame físico, auxiliar nas intercorrências clínicas na Unidade neonatal e auxiliar na evolução dos recém-nascidos do alojamento conjunto.

Enfermaria Atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos internos do 6º ano, na Clinica Pediátrica do Hospital "Vila Maria", sob a supervisão dos docentes e médicos preceptores.

Admissão dos pacientes internados na clínica Pediátrica.

Elaboração da História Cínica, do Exame Físico e da Hipótese Diagnóstica; solicitação de exames e prescrição a todos pacientes internados.

Evolução e discussão clínica diária, a beira do leito, dos pacientes internados.

Orientações por ocasião da alta hospitalar.

Plantões Noturnos: Admissão de pacientes e atendimento das intercorrências clínicas dos pacientes internados, na clínica Pediátrica, sob a supervisão do médico preceptor (intensivista de plantão).

Plantões de finais de semana: Evolução e prescrição e eventual alta hospitalar dos pacientes internados, sob supervisão do médico preceptor.

  

MOBILIDADE INTERNACIONAL

O Departamento de Pediatria recebe alunos de 13 universidades com as quais a UNIFESP tem convênio, notadamente provenientes de Portugal, Espanha e Holanda. Esses alunos fazem estágio de um mês na pediatria geral e comunitária ou nas especialidades pediátricas, conforme a disponibilidade e o interesse. Esses estágios são bem avaliados pelos alunos que passaram e representam um importante passo para a internacionalização da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina.Para maiores informações os alunos devem consultar o link :

INICIAÇÃO CIENTÍFICA / PIBIC

De acordo com o cronograma da Prograd, o Departamento de Pediatria anualmente cadastra os alunos interessados em fazer iniciação científica em Pediatria para posteriormente, um professor responsável do Departamento apresentar as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Ciências aplicadas em Pediatria e as vagas disponíveis segundo orientador.

LIGA: A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NAS ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS

Organizada por acadêmicos do quarto ano de Graduação do curso de medicina, a participação na Liga exige a realização do Curso da Liga das Especialidades Pediátricas, com duração de uma semana, com aulas ministradas por professores do Departamento de Pediatria (14 horas/aluno) que pode ser frequentado por alunos de outros anos da graduação, mas somente aqueles do terceiro ano de graduação poderão se inscrever para a prova que dá acesso às atividades  previstas para o ano letivo seguinte. São disponibilizadas doze vagas para as atividades a serem desenvolvidas em diferentes áreas de atuação pediátrica, tais como alguns ambulatórios, pronto-socorro pediátrico e plantões, onde acompanham atividades de residentes ou professores escalados e também de campanhas definidas pelo Departamento de Pediatria.

LIGA: INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA (LIPE)

A Liga de Infectologia Pediátrica (LIPE) é voltada para alunos do 1º ao 3º ano do curso de Medicina e tem como docente responsável a Profª Drª Daisy Maria Machado. Também estão envolvidos nas atividades práticas a Dra. Fabiana Bononi do Carmo e a Dra. Kelly Simone de Almeida Cunegundes.
A LIPE oferece 8 vagas distribuídas entre as séries, sendo 4 para o 1º ano, 2 para o 2º ano, e 2 para o 3º ano de Medicina, além de quatro membros da diretoria. As atividades da liga incluem aulas teóricas, realizadas na última Quinta-feira do mês às 19 horas, com temas escolhidos pelos alunos, que também convidam os professores para conduzir as discussões. Além disso, há atividades práticas no Centro de Atendimento da Disciplina de Infectologia Pediátrica (CEADIPe), onde os alunos acompanham o atendimento de pacientes às terças-feiras, das 12h às 14h. O foco dos atendimentos práticos é em casos de doenças infecciosas em pediatria, com ênfase em infecções congênitas como sífilis, toxoplasmose, HIV e hepatites virais. Os alunos dos 3º ano são responsáveis pela anamnese e pelo exame físico, sob supervisão do preceptor, enquanto os alunos dos 1º e 2º anos acompanham os atendimentos e participam das discussões clínicas.

LIGA : ONCLOGIA PEDIÁTRICA

A Liga tem como objetivo oferecer aos alunos de graduação a oportunidade de participar das atividades do hospital especializado. Os professores ministram aulas teóricas e discutem casos clínicos. Os alunos podem acompanhar cirurgias, ambulatórios e pequenos procedimentos. Nos ambulatórios é possível assistir a consultas médicas e aprender aspectos clínicos e éticos fundamentais na formação do profissional.
O público alvo são alunos do 2º e 3º anos da Graduação de Medicina, contando com 15 a 20 participantes. A seleção é feita por meio de prova teórica, após realização de curso preparatório.
Coordenação: Dr. Flavio Augusto Vercillo Luisi e Profa. Dra. Eliana Maria Monteiro Caran

 

MOBILIDADE ESTUDANTIL

O estágio de mobilidade estudantil consiste de atividades de estágio nos diversos setores / disciplinas do Departamento de Pediatria que visam o treinamento de estudantes de graduação de outras Faculdades /Universidades de Medicina conveniadas com a UNIFESP.

O estudante de medicina proveniente de outra Faculdade /Universidade poderá realizar na UNIFESP um estágio de 4 semanas, excepcionalmente de 6 semanas, uma vez ao ano. Serão aceitos para estágio somente os estudantes de graduação cuja instituição de ensino esteja devidamente conveniada com a UNIFESP. A primeira solicitação para estágio no Departamento de Pediatria deve ser feita diretamente entre o estudante e o professor responsável pela mobilidade estudantil através da secretária da graduação do Departamento de Pediatria. O estudante deve escolher o setor que mais lhe interessa e a época que lhe é mais conveniente. O professor responsável entra em contato com o setor requerido e em caso de aceitação pelo responsável deste, o aluno organiza os documentos solicitados pela graduação. Deverá, ainda, ser assinado o termo de compromisso entre o estudante, a UNIFESP e a instituição de ensino de origem.

PROVA DE HABILIDADES

O Departamento de Pediatria participa na elaboração e execução da prova de Habilidades e Atitudes desde sua primeira edição, em 2006, em conjunto com os departamentos das outras grandes áreas – Cirurgia, Medicina, Medicina Preventiva, Ginecologia, Obstetrícia e Psiquiatria. Envolve ativamente todas as disciplinas do Departamento, seja na elaboração inicial do rol de habilidades e atitudes esperadas para a prática pediátrica, seja por meio da participação direta na realização das provas.

Em decorrência das especificidades da área, desde o início, a Pediatria optou pela utilização do Exame Clínico Estruturado por Estações, por ser um método que reconhecidamente apresenta maior fidedignidade e também permite a utilização de uma série de recursos materiais alternativos (como os bonecos, por exemplo) que diminuem os entraves relacionados às dificuldades da realização das provas em crianças. A devolutiva dos resultados obtidos pelos estudantes é realizada por meio de reuniões em que são apresentados e discutidos os gabaritos das diversas estações e também pelo repasse das filmagens de cada um dos alunos.

A participação do Departamento de Pediatria na prova de habilidades e atitudes tem sido um importante catalisador para a reflexão dos diversos profissionais envolvidos no ensino de graduação acerca dos conteúdos que estão sendo ministrados e do modelo de atuação profissional repassado ao estudante.

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA DA UNIFESP/EPM  

Núcleo Gestor 

Profa. Dra. Maria Cristina de Andrade
Coordenadora 

Profa. Dra .Maria Teresa Terreri
Vice-Coordenadora

Dr. Luiz Anderson Lopes
Representante do Conselho de Graduação do Departamento:

Conselho de Graduação

 Representante dos docentes/profissionais que atuam nas 1ª/2ª anos
    Prof. Dr. Claudio Arnaldo Len
    Dr. Luiz Anderson Lopes
  

Representante dos docentes/profissionais que atuam nas 3ª/4ª anos
    Profa. Dra. Adriana Aparecida Siviero Miachon
    Profa. Dra. Maria Wany Louzada Strufaldi
   

Representante dos docentes/profissionais que atuam na 5ª ano
   Profa. Dra. Rosana Fiorini Puccini
   Dra. Suely  Midori I. Terão

Representante dos docentes/profissionais que atuam na 6ª ano
   Profa. Dra. Ana Lucia Goulart - Pediatria Neonatal
   Profa. Dra. Maria Helena Müller Dittrich / Dra. Gisele Limongeli Gurgueira  - Emergências Pediátricas
   Profa. Dra. Sonia Mayumi Chiba - Pediatria Clínica

Representante do Departamento de Pediatria na Comissão da Prova de Progresso
   Profa. Dra. Maria Cristina de Andrade

Representante do Departamento de Pediatria na Comissão da Prova de  Habilidades/Atitudes
  Profa. Dra. Maria Teresa Terreri
  Dra. Suely Midori Terao

Representante/ Intercambio Internacional
 

Representante/mobilidade estudantil
   Profa. Dra. Maria Teresa Terreri

Representante - PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
   Profa. Dra. Maria Isabel Moraes Pinto.

Representantes das Ligas
   Profa.Dra. Daisy Maria Machado - Liga de Infectologia Pediátrica (LIPE) 
   Prof. Dr. Flavio Augusto Vercillo Luisi - Liga de Oncologia Pediátrica
   Dr. Luiz Anderson Lopez -  Liga de Especialidades Pediátricas

 

 

 
 
 
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Laboratório de Pesquisa da Disciplina de Infectologia Pediátrica

Atuando desde 1998, o Laboratório de Pesquisa da Disciplina de Infectologia Pediátrica realiza...

Classe Hospitalar

A educação, prerrogativa do direito público e subjetivo, prescrita em vários dispositivos legais,...

Prefeitura do Município de São Paulo

A Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária desenvolve atividades de ensino e assistência, com...

Hospital Geral de Pirajussara

Hospital Geral de Pirajussara Unidade Neonatal O Hospital Geral de Pirajussara é uma Organização Social de...

Fim do conteúdo da página