Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Hospital Geral de Pirajussara
Início do conteúdo da página

Hospital Geral de Pirajussara

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 12h30 | Acessos: 2744

Hospital Geral de Pirajussara

Unidade Neonatal

O Hospital Geral de Pirajussara é uma Organização Social de Saúde (OSS) que dispõe de 266 leitos e tem como foco institucional o paciente crítico cirúrgico. Está localizado no município de Taboão da Serra e iniciou suas atividades em novembro de 1999. A Instituição tem como missão prestar assistência hospitalar de média e alta complexidade, dentro dos princípios de hierarquização e regionalização do SUS.
As gestantes são admitidas pela equipe da Obstetrícia na sala de atendimento do Centro Obstétrico, que também dispõe de 6 salas de pré-parto e 3 salas de parto. A Unidade Neonatal presta assistência somente aos pacientes nascidos no hospital e é constituída de 10 leitos de terapia intensiva 14 leitos de cuidados intermediários convencionais, 5 leitos de cuidados intermediários – Método Canguru e 2 leitos de isolamento. O alojamento conjunto conta com 30 leitos para o binômio mãe-bebê. A Unidade dispõe de um Posto de Coleta de Leite Humano.
Em 2019 ocorreram 3300 nascimentos vivos no Hospital, sendo 23 (0,7%) recém-nascidos com peso inferior a 1000g, 43 (1,3%) entre 1000 e 1499g e 693 (21,0%) entre 1500 e 2499g, que são os recém nascidos de maior risco de morbimortalidade neonatal, e 2541 recém-nascidos com peso maior ou igual 2500g (77,0%).
A Unidade Neonatal recebe, durante todo ano, os médicos residentes de primeiro ano em Neonatologia da EPM/UNIFESP para estágio na sala de parto em sistema de rodízio. Este atua no Centro Obstétrico na assistência ao recém-nascido após o parto e conta com a supervisão dos médicos plantonistas do Hospital. O objetivo do estágio é capacitar o residente na recepção do recém-nascido normal e do recém-nascido de alto risco. Recebe também os médicos residentes de segundo ano de Terapia Intensiva Pediátrica, atuando na UTI neonatal na assistência aos recém-nascidos criticamente doentes, sob a supervisão dos médicos diaristas e coordenadores da Unidade. O objetivo do estágio é capacitar o residente no atendimento de recém-nascidos de alto risco em UTI neonatal.
Coordenador Técnico da Unidade: Dra. Carolina Boschi Gimenes
Coordenador Docente: Profa. Dra. Ana Lucia Goulart e Prof. Dr. Milton Harumi Miyoshi

Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica

O Setor de Medicina Intensiva Pediátrica utiliza a Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital Geral de Pirajussara como cenário de prática para os médicos residentes do 1ºdo programa medicina intensiva pediátrica.
O estágio tem1 mês de duração em uma UCI Pediátrica geral de 9 leitos, com perfil de doenças e de gravidade de um hospital secundário, mas com a especificidade de realizar cirurgias cardíacas de menor porte regularmente. Assim o objetivo deste cenário é de aquisição de competências no atendimento ao paciente pediátrico grave, além do paciente com cardiopatia em atendimento pré e pós-operatório.
O acordo para utilização deste cenário foi realizado em 2017 com a participação do Departamento de Pediatria junto à SPDM. A supervisão e orientação dos residentes ficam sob responsabilidade da equipe médica da UTI Pediátrica do Hospital Geral de Pirajussara.

Categoria:

Prefeitura do Município de São Paulo

A Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária desenvolve atividades de ensino e assistência, com...

Hospital Geral de Pirajussara

Hospital Geral de Pirajussara Unidade Neonatal O Hospital Geral de Pirajussara é uma Organização Social de...

Hospital Estadual de Diadema

Hospital Estadual de Diadema Unidade NeonatalDesde sua inauguração, a Unidade Neonatal do Hospital...

Hospital Municipal Vereador José Storopolli

Hospital Municipal Vereador José Storopolli Unidade Neonatal Em julho de 1994 foi celebrado o...

Fim do conteúdo da página