Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Classe Hospitalar
Início do conteúdo da página

Classe Hospitalar

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 15h07 | Acessos: 4449

A educação de crianças e jovens em contínuos tratamentos de saúde tem sido objeto de atenção recebendo grande impulso na atualidade. A partir dos movimentos internacionais, a implantação de uma política de inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino, tornou-se um compromisso universal.
Das condições limitantes decorrentes das internações hospitalares e, por conseguinte, da impossibilidade do comparecimento à escola, surge como forma alternativa de organização e oferta educacional a Classe Hospitalar. Desta forma, é possível que alunos hospitalizados, matriculados ou não na rede regular de ensino, recebam o atendimento pedagógico educacional especializado. O objetivo das Classes Hospitalares é assegurar o acesso à educação básica e atenção às necessidades educacionais especiais, contribuindo assim para o desenvolvimento geral do educando e para a continuidade do seu processo de escolarização.
A equipe pedagógica da Classe Hospitalar do Hospital São Paulo – Hospital Universitário da Unifesp realiza atendimentos nas seguintes Unidades de Internação Pediátrica: Clínica, Semi-intensiva, Cirúrgica, Infectologia, além do Ambulatório de Hemodiálise Pediátrica. Os alunos atendidos apresentam com muita frequência disparidade entre a idade cronológica e ano/série escolar, históricos de dificuldades de aprendizagem, fracasso e até mesmo casos de evasão escolar. Outros ainda, mesmo que em idade escolar, não estão matriculados nas escolas da rede regular de ensino. Para atender estes alunos, há uma rotina de trabalho que tem como ponto de partida, a avaliação individual do processo de ensino e de aprendizagem para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual.
Para tanto, foi construído um instrumento de avaliação, com base em fundamentos teóricos que respaldam as áreas da Pedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Dinâmica e Funcionamento Familiar, Rede de Apoio a Aprendizagem e Inclusão Escolar e Social. Este acervo, traduzido em protocolos específicos nos quais se registram o desempenho de cada aluno durante as internações e em possíveis reinternações, que foi denominado GOOIA- Guia de Orientação, Observação e Intervenção da Aprendizagem. Este instrumento tem por objetivo promover o desenvolvimento e a construção de novos conhecimentos, além de apontar fraturas no processo de aprendizagem, resgatando lacunas e fortalecendo o desejo de dar continuidade ao processo de escolarização.
O diagnóstico de aprendizagem em seu sentido mais amplo direciona a prática pedagógica e educacional e fortalece as argumentações na troca de informações com a família e com a equipe pedagógica da escola de origem do aluno, tornando possível um trabalho de parceria com a escola, mediante visitas, contatos telefônicos, e-mails e mensagens. Paralelamente, a Classe Hospitalar do HU responde à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a qual arca com as despesas administrativas de quatro de oito professores que compõem a equipe. A modalidade de avaliação de desempenho desenvolvida na Classe Hospitalar do HSP/HU tem despertado o interesse de outras equipes de Classes Hospitalares.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Prefeitura do Município de São Paulo

A Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária desenvolve atividades de ensino e assistência, com...

Hospital Geral de Pirajussara

Hospital Geral de Pirajussara Unidade Neonatal O Hospital Geral de Pirajussara é uma Organização Social de...

Hospital Estadual de Diadema

Hospital Estadual de Diadema Unidade NeonatalDesde sua inauguração, a Unidade Neonatal do Hospital...

Hospital Municipal Vereador José Storopolli

Hospital Municipal Vereador José Storopolli Unidade Neonatal Em julho de 1994 foi celebrado o...

Fim do conteúdo da página