Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Equipe multidisciplinar da Unifesp oferece novo serviço assistencial à saúde mental perinatal
Início do conteúdo da página

Equipe multidisciplinar da Unifesp oferece novo serviço assistencial à saúde mental perinatal

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 10h41 | Acessos: 30533

As atividades começam no dia 24 de novembro

Por Loane Carvalho

Promover, apoiar e prevenir a saúde mental de mulheres, homens e crianças no período perinatal (da gestação até 12 meses pós-parto) por meio de atividades de assistência, ensino e pesquisa é o objetivo principal da parceria entre Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Escola Paulista de Medicina (EPM) – Unidades Universitárias do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) . Com a criação do Ambulatório Alínea Saúde Mental Perinatal, pretende-se que os atendimentos aconteçam de maneira centralizada, favorecendo os encaminhamentos e ampliando as possibilidades de identificação precoce, diagnóstico e tratamento especializado do sofrimento psíquico das mulheres, mas também de seus(uas) parceiros(as) e filhos(as).

A depressão na gravidez aumenta o risco de depressão pós-parto e de desfechos obstétricos desfavoráveis e de desmame precoce.

De acordo com a coordenadora do ambulatório, Erika de Sá Vieira Abuchaim, “a abordagem multidisciplinar é a estratégia mais efetiva na promoção da saúde mental perinatalidade. A pluralidade de olhares e a complementaridade de intervenções especializadas favorece a maximização de bons resultados para os atores envolvidos (mulher, homem e criança), mas também para a família e sociedade".

Os transtornos psiquiátricos na perinatalidade representam um grave problema de saúde pública mundial e no Brasil. A gestação é um período  de vulnerabilidade, risco, para o surgimento ou piora dos sofrimento psíquico. A ansiedade materna, episódios depressivos prévios, suporte social e familiar precário, gravidez indesejada, vulnerabilidade financeira e social, gravidez precoce, uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas, histórico obstétrico complicado estão associados à prevalência de transtorno depressivo maior no período perinatal, elevando sua incidência para 20%.

            

O projeto multidisciplinar

O compartilhamento dos saberes propicia uma integralidade na observação da gestante e potencializa a melhoria dos resultados. Foi com este pensamento que a equipe, composta por profissionais do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher (DESM/EPE), do Centro Ana Abrão e Banco de Leite Humano (EPE), do Departamento de Psiquiatria (EPM) e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) idealizaram o projeto.

A atenção às mulheres e parceiros(as) é um dos serviços prestados pela Unifesp, mas de maneira descentralizada. Atualmente, o atendimento psiquiátrico é realizado no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental Vila Mariana (CAISM) vinculado ao Departamento de Psiquiatria da EPM. Já os atendimentos psicológicos, para puérperas, acontecem desde 2014 no Ambulatório de Psicologia do Centro Ana Abrão. As gestantes são atendidas por psicólogas voluntárias, ou pós-graduandas, nos diversos serviços de obstetrícia do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU-Unifesp).

alínea logo em pe

"Alínea significa primeira linha de um novo parágrafo', e foi escolhido por representar o objetivo do ambulatório. Acreditamos que o ambulatório permitirá aos pacientes iniciar um novo passo na promoção de sua saúde mental", explica Erika.

 

Assistência, ensino e pesquisa

eduO serviço, voltado para gestante, puérperas até 12 meses pós-parto e parceiro(a), prioriza pacientes oriundos do HSP/HU-Unifesp, mas atenderá pacientes externos para avaliação e encaminhamento adequado.

O atendimento contará com as seguintes etapas assistenciais:

  • Acolhimento;
  • Triagem;
  • Acompanhamento psiquiátrico individual;
  • Psicoterapia individual (presencialmente e Online);
  • Consulta de Enfermagem;
  • Grupos: preventivo, educativo e terapêutico;
  • Avaliação precoce de sofrimento psíquico do lactente e encaminhamento para o ambulatório de bebês de risco da Unifesp.

O cenário de ensino e aprendizagem é valorizado pela Universidade Federal de São Paulo e sua articulação permite a reflexão sobre o agir e a realidade em que o estudante está inserido, cooperando de maneira expressiva para uma aprendizagem crítica e reflexiva.

A produção de saberes e práticas, objetivos das diretrizes curriculares dos cursos oferecidos nas duas escolas paulistas, potencializam a capacidade de desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas para a formação do profissional de saúde.

O serviço prestado pelo Ambulatório Alínea Saúde Mental Perinatal busca fortalecer as ações das Escolas Paulistas de Enfermagem e de Medicina por meio do comprometimento com a qualidade do ensino e assistência prestada à população.

Na área de educação: permitir que graduandos e pós-graduandos possam participar das atividades a serem desenvolvidas no ambulatório, promovendo assim o aprimoramento dos conhecimentos acerca da saúde mental da mulher, homem e criança no período perinatal.

Na área de pesquisa: o atendimento realizado no ambulatório permitirá o incremento das pesquisas em saúde mental materna, e ampliação para a saúde mental paterna, atualmente desenvolvidas em parceria com instituições brasileiras e mundiais, contribuindo para o cenário epidemiológico, nacional e internacional, da saúde mental perinatal bem como o ampliação das estratégias de atendimento interdisciplinar.

 

Serviço

O início dos atendimentos aos pacientes está programado para o dia 24 de novembro de 2020. 

O Ambulatório estará situado no Centro Ana Abrão e BLH, rua Diogo de Faria 395.

  • Psiquiatria: terça-feira - das 13h às 17h - modalidade presencial
  • Psicologia: 
    • terça-feira - das 13h às17h - modalidade online - modalidade presencial (em breve)
    • quarta-feira - das 8h às 12h e das 13h às 17h - modalidade online
  • Grupos: a definir temática, população e modalidade

As consultas serão agendadas pelo telefone: (11) 5576-4891, com Patrícia (secretária)

 

Equipe

Coordenação: Erika de Sá Vieira Abuchaim, docente da EPE/Unifesp e vice-presidente do Grupo Regional de Língua Portuguesa - Marce Society for Perinatal Mental, e Elievã Isidro Nunes Macêdo, psicoterapeuta e tocoginecologista, e médico psiquiatra da EPM/Unifesp.

Colaboradoras: Karla Oliveira Marcacine, Rosely Erlach Goldman e Danielle Janzen - docentes da EPE/Unifesp; e, Melisa Pereira Gonçalves (psicóloga pós-graduanda)

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Obra traz Informações para portadores e familiares 

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê

Discentes da EPE/Unifesp elaboram HQ sobre a Síndrome de Prader-Willi

História em quadrinhos ajuda na identificação de sintomas da síndrome

Junho Vermelho - Você é o tipo certo de alguém

14/06 - Dia Mundial do Doador de Sangue

Fim do conteúdo da página