Página inicial > NOTÍCIAS > Enfermagem: profissão do passado, presente e futuro

Enfermagem: profissão do passado, presente e futuro

Publicado: Terça, 11 de Maio de 2021, 21h46 | Acessos: 61250

12 de maio: Dia Mundial do(a) Enfermeiro(a) e Internacional da Enfermagem

A semana de 12 a 20 de maio tem um grande significado para a categoria profissional da Enfermagem. Celebramos no dia 12 o nascimento de Florence Nightingale e no dia 20 o falecimento de Ana Néri. Estas duas mulheres e enfermeiras marcam a história da Enfermagem e até hoje seus legados se perpetuam. Com esta herança, avançamos rumo aos novos tempos que são desafiadores e nos impulsam a conquistar patamares cada vez mais elevados.

Ana Neri e Florence Nightingale

(Crédito: O Malhete)

Promoção da saúde e avanços da profissão

Tal como na Guerra da Criméia, vivenciada por Florence nos anos de 1853-1856, bem como na Guerra do Paraguai (1865-1870) por Ana, hoje os profissionais da enfermagem vivenciam a Guerra da Covid-19. Tal enfrentamento tem causado marcas, porém permitido avanços.

Dentre as marcas, destaco os inúmeros profissionais da Enfermagem que faleceram vítimas desta terrível doença, precárias condições de trabalho em muitas instituições de saúde do país, burnout, entre outros. Os avanços são incontáveis: cuidado aos pacientes vítimas da Covid-19 pautados em evidências científicas, intensa participação das(os) enfermeiras(os) no planejamento das ações nos diversos ambientes de assistência à saúde, construção de fluxos e protocolos, implementação de diversas estratégias de treinamento para educação permanente, gerenciamento dos dados para subsidiar as tomadas de decisões, organização de campanhas de vacinação, reorganização do ensino, produção de conhecimento com pesquisas científicas, entre muitas outras atividades. Portanto, todos esses aprendizados obtidos na pandemia nos remetem a pensar que é necessário, cada vez mais, investir na Enfermagem.

enfermagem na pandemia da covid

Atuação dos enfermeiros chamou a atenção da sociedade para a importância deste profissional (Crédito: Unesc)

O sistema de saúde necessita de profissionais capacitados para lidar com incertezas e adversidades reordenando suas atividades com vistas ao alcance de melhores resultados para o paciente e usuário do serviço. O cuidado, essência da nossa profissão, deve conduzir-nos na busca de melhores espaços de atuação além de condições dignas para o exercício profissional. É notório destacar o apoio ao projeto de Lei 2564/2020 que altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional para toda categoria. Tal reinvindicação é antiga e necessita do nosso engajamento para sua efetivação.

Dia de comemorar

enfermeira com forma de coracao de maosDesejo a você, enfermeira(o), técnica(o) e auxiliar de Enfermagem: Parabéns! Realizamos um excelente trabalho no enfrentamento desta pandemia. Fomos e somos essenciais na linha de frente e em outros cenários. Nosso trabalho reconstruiu e modernizou a assistência à saúde. Obrigado pelo seu compromisso neste importante momento da história de nossa profissão.

enfermeiro com capa de super heróiCelebrar a Semana de Enfermagem nos remete a revisitar o passado para entender o presente e planejar o futuro. As marcas e avanços da pandemia nos convidam a este desafio. Só conseguiremos construir uma Enfermagem ainda mais forte com a colaboração de todos os profissionais da categoria que primam pelas boas práticas em seus espaços de atuação. Contamos contigo, com seu trabalho para juntos avançarmos aos novos tempos que esperemos ser promissores.

“A Enfermagem é uma arte” (Florence Nightingale) e hoje, cabe a nós, a responsabilidade de produzir um cuidado humano e digno para todos que nos circundam. Parabéns, profissionais da Enfermagem.

prof alexandre

Por Alexandre Pazetto Balsanelli

Diretor da Escola Paulista de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) e professor do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem (Dasse/EPE/Unifesp). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Saúde e Gerenciamento em Enfermagem - (Gepag). Outras informações, clique aqui

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer